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Carcinicultura - entenda o mercado da criação de camarões

Carcinicultura - entenda o mercado da criação de camarões
05 de Julho de 2019
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Carcinicultura - entenda o mercado da criação de camarões


 


Em plena expansão no país, a exploração de água doce tem sido uma atividade econômica bastante expressiva. Nos últimos anos, pelo litoral brasileiro, é a carcinicultura que vem conquistando seu espaço e valor de produção. 



O marco para a criação de camarões foi o processo de larvicultura em laboratórios. A evolução das tecnologias de reprodução foi essencial para a evolução os cultivos em grandes escalas. Atualmente pode se dizer que quase 30% de todo camarão comercializado no mundo é oriundo de cultivo.



Atualmente, entre as principais vantagens para o produtor que investe em camarão estão: curta duração dos cultivos, altos preços do produto no mercado e condições climáticas favoráveis para o cultivo. Hoje a principal região produtora é o Rio Grande do Norte. A técnica, já é praticada no Brasil há mais de 30 anos. 



Por causa do seu valor nutritivo, consumo em larga escala e um sabor único, a demanda diante do mercado cresceu. Igualmente, a condição climática favorável e a rapidez no desenvolvimento em viveiros permitem ampla criação. Assim, o produtor brasileiro viu na carcinicultura um investimento viável e com rentabilidade a curto prazo.



Entre os fatores considerados indispensáveis à criação de camarão em água doce, destacam-se as condições de temperaturas da água, disponibilidade de recursos naturais de boa qualidade, situação topográfica favorável. 



Além dessas disposições a produção, as situações logísticas também devem ser consideradas, tais como: estudo de mercado na região a ser implementada a produção, infraestrutura do local, acesso, mão de obra, equipamento. Portanto, para que o investimento em carcinicultura tenha sucesso, o produtor deve atentar para as características do cultivo. 



O mercado do camarão



Por mais que nos últimos anos o consumo nacional de camarão venha crescendo, o mercado brasileiro de carcinicultura ainda tem muito a explorar da prática. Principalmente quando comparado ao consumo global – cerca de 500 gramas contra quase 1 quilo per capita mundial.



Os dados também indicam que existe uma oportunidade de crescimento da carcinicultura no Brasil, aliado à criação para o mercado de exportação, como a Europa ( mais especificamente França e Espanha) e a América do Norte.



A propósito se deve levar em consideração a variedade do mercado interno. Esse, bastante diversificado, podendo-se citar as redes de supermercados, hotéis, restaurantes e lojas especializadas em pescados. Trata-se de um produto nobre, com excelente aceitação. 



Não só isso, um investimento de capital por pequeno, médio e grande produtor gera emprego para mão de obra não especializada. Um produtor que estiver começando agora na carcinicultura tem que considerar a evolução do negócio. Assim, abastecendo inicialmente a região. Sobretudo por causa das dificuldades de estocar e transportar a mercadoria. O valor de venda e o faturamento mensal bruto vão variar de acordo com o padrão do produto e tipo de mercado que deseja ser atingido. 



O criador de camarão deve solicitar o registro de aquicultor junto ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Para obtenção desse registro, o requerente deve atender a algumas exigências. Assim como, a licença ambiental e a outorga do uso do recurso hídrico. Em alguns estados brasileiros, essas licenças podem ser expedidas diretamente pelo IBAMA.


 



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