NOTÍCIA


Estrutura e equipamentos necessários para criação de camarão

Estrutura e equipamentos necessários para criação de camarão
27 de Março de 2019
Voltar

A carcinicultura é o nome dado a atividade de criação de camarão, tanto de água doce quanto de água do mar, em viveiros. Essa prática vem crescendo ao longo dos anos, por causa do valor nutritivo do camarão, com consumo em larga escala e um sabor excelente, a demanda diante do mercado cresceu. Começar uma criação de camarão não é um empreendimento caro e há uma grande possibilidade de retorno.



Para definir a estrutura necessária para criação de camarões, começamos pela sua localização, sendo que a atividade apresenta bons resultados quando submetida a temperaturas da água em torno de 25°C a 28°C. De um modo geral, terrenos com inclinação de até 2% são os mais indicados, por serem menos onerosos e possibilitarem maior superfície de área inundada.



O solo mais adequado para viveiros é o que apresenta condições intermediárias entre o arenoso e o argiloso, predominantemente silte-argiloso (30 a 70%). O volume de água necessário é calculado em função da área e da profundidade do viveiro. É extremamente recomendada a contratação de um profissional qualificado para realizar esta avaliação técnica do local pretendido a criação de camarão.



Os tanques são semelhantes a piscinas, com água potável abastecida por meio de bomba de água, eles precisam estar ligados a um encanamento estratégico e com escoadouro para esgoto. O ideal é que o empreendimento seja feito em sítios ou em fazendas, em local com bastante espaço e área livre ao redor para suprir necessidades com o transporte para a venda e empacotamento em gelo.



As vias de trânsito que se encontram dentro do seu limite de área, devem estar aptas para o tráfego de veículos e possuir escoamento adequado.  As aberturas, como portas e janelas, localizadas na área de manipulação do produto, devem estar dotadas de telas de proteção que não permitam a entrada de insetos. Todos os equipamentos e utensílios das áreas de manipulação que possam entrar em contato com a matéria-prima e produto, deverão ser constituídos de materiais que não transmitam substâncias tóxicas, odores nem sabores, e sejam impermeabilizados, bem como resistentes à corrosão e a repetidas operações de limpeza e desinfecção. Devem ser evitados o uso de madeira e outros materiais que não possam ser limpos e desinfetados adequadamente, a menos que não constituam comprovada fonte de contaminação.


Leia também: Os impactos positivos da sustentabilidade na aquicultura



As instalações, os equipamentos, os utensílios e o pessoal devem observar as normas higiênico-sanitárias estabelecidas e dispor de vestimenta apropriada para as pessoas que trabalham nas áreas de manipulação dos produtos. Nenhum projeto de carcinicultura pode funcionar sem uma infraestrutura mínima capaz de atender às necessidades gerais de uma produção, assim como suas peculiaridades, necessitando dos seguintes equipamentos:


 


Disco de Secchi - medição de transparência da água;
Termômetro - medição da temperatura da água;
Oxímetro - medição do oxigênio dissolvido da água, ou kits para análise química do Oxigênio Dissolvido;
pHmetro - medição do pH da água;
Aeradores manuais ou automáticos;
Bandejas para colocar rações;
Redes de pesca - usada na despesca;
Tarrafas - usada na biometria (acompanhamento do desenvolvimento em peso e comprimento do animal);
Redes de proteção
Veículo para transporte e entrega;
Bomba d’água-Compressor;
Carrinhos de mão, foice, pá e picaretas;
Freezer;
Balanças;
Caixas de fibrocimento.



Além da necessidade de um escritório, uma oficina e galpão para estocagem e manuseio de rações e medicamentos para os camarões e produtos químicos. A existência de instalação de rede elétrica externa (propriedade com de eletrificação rural) é essencial para o empreendimento. Esse é, de modo geral, a estrutura necessária para tocar um projeto de carcinicultura. Veja outras dicas de novidades de aquicultura em geral.


 



Compartilhe