NOTÍCIA


Mudança na legislação possibilita expansão da piscicultura no Mato Grosso

Mudança na legislação possibilita expansão da piscicultura no Mato Grosso
27 de Fevereiro de 2018
Voltar

No início de janeiro foi sancionada a lei 10.669, que entre outras alterações na legislação atual, autorizou a produção de peixes exóticos em sistemas de tanque-rede, antes autorizado apenas em viveiros escavados. Essa simples alteração vai proporcionar, em pouco tempo, que o Estado possa se consolidar definitivamente como campeão de produção em mais um setor do agronegócio: a produção de peixes. Hoje, o estado do Mato Grosso é considerado o quarto maior produtor do Brasil, segundo dados do IBGE, com 95% da sua produção concentrada em peixes nativos, entre eles o Tambaqui, o Pintado e a Tabatinga (híbrido resultado da cruza do Tambaqui com a Pirapitinga). Agora, o estado poderá contar com mais uma espécie para produção em larga escala, com pacote tecnológico para cultivo e mercado consumidor em plena expansão: a Tilápia. Essa espécie exótica é produzida há mais de 50 anos no Brasil com altos índices de produtividade e qualidade de carne excepcional.


A Tilápia tem um diferencial, pois é um peixe domesticado que se adapta perfeitamente ao sistema de produção em tanque rede, estrutura semelhante a uma gaiola que fica submersa em água. Esse sistema já é utilizado na Noruega e no Chile há muitos anos, para a produção de salmão e já existe no Brasil em vários reservatórios nas regiões Sudeste e Nordeste e agora se expandindo para o Centro Oeste brasileiro.


O lado positivo desse sistema produtivo para o Estado de Mato Grosso é a redução da pressão sobre o consumo de peixes do rio e a utilização do segundo maior potencial hidrelétrico do Brasil com 121 usinas hidrelétricas e/ou PCHs já em funcionamento, evitando o desmatamento ou escavação de viveiros, reduzindo assim os custos para implantação com praticamente zero impacto ambiental. A possibilidade de utilização desses reservatórios para produção de peixes dá ao empresário do agronegócio mato-grossense mais uma alternativa de geração de renda.


Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), a piscicultura em tanque rede é o sistema de produção de proteína de origem animal mais eficaz e menos poluente entre todos os outros já analisados, visto que com apenas 1,5kg de ração se produz 1,0 kg de carne, enquanto que para a produção de carne bovina essa relação pode chegar a 8,0kg de ração para o mesmo 1,0 kg de carne.


 


Fonte: Aquaculture Brasil



Compartilhe