NOTÍCIA


Pará: Cooperativas da região oeste recebem apoio para diversificar produção

11 de Julho de 2018
Voltar

Cooperativas que atuam com a criação de peixes e produção de borracha participaram de reunião no Centro de Governo do Baixo Amazonas, na tarde desta segunda-feira (4), para discutir os projetos de diversificação e ampliação da produção relacionados às suas atividades. Os projetos foram apresentados à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), para viabilizar assistência técnica e, também, ao Núcleo Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), visando à melhoria da produção.
A partir de 2017, por interesse de seus associados, a Sociedade Cooperativa dos Aquicultores do Tapajós (Coopata) deu início a uma prospecção sobre a produção e comercialização de peixe (pirarucu e tambaqui). De acordo com o presidente da cooperativa, Manoel Lira Rego, a busca por parcerias, principalmente com o Governo do Estado, vai permitir viabilizar a implantação de projetos de tanques-rede ao longo do Rio Amazonas.
A Coopata possui hoje 26 cooperados com criação coletiva em tanque (três hectares), com dois laboratórios de reprodução, produção de alevinos de pirarucu e produção anual de aproximadamente 80 a 90 toneladas de pescado.
“Estamos buscando apoio no sentido de resolver um de nossos grandes gargalos, que é a instalação de uma fábrica de ração, e ver de que forma poderíamos avançar, em parceria com o Estado. Hoje estamos atuando na comunidade Palhal do Una, no município de Mojuí dos Campos. Lá nós temos três hectares de lâmina da água, já tivemos a primeira despesca e estamos em processo de finalização”, explica o presidente da Coopata.
A Coordenação de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção do Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas está atuando em conjunto com a Emater e a Sedap garantindo apoio em assistência técnica e melhoria do processo para fomentar a produção. Os projetos técnicos serão elaborados com apoio da Emater para que possam ser beneficiados com incentivo financeiro de instituições de fomento ao crédito rural.
Agência Pará de Notícias
Fonte: Easycoop
http://www.cooperativismo.org.br/Noticias/40971/Para-Cooperativas-da-regiao-oeste-recebem-apoio-para-diversificar-producao


 



Compartilhe