NOTÍCIA


Passo a passo para definir o tamanho ideal da rede de pesca

Passo a passo para definir o tamanho ideal da rede de pesca
03 de Outubro de 2018
Voltar

Definir o tamanho ideal da rede de pesca requer uma atenção extra e um planejamento prévio antes da compra. Isso irá garantir uma melhor captura e manuseio, aumentando a produtividade e o rendimento da sua criação. Para começar é preciso entender todas as características das redes de pesca, sendo a panagem o tecido que forma a rede. Tecnicamente é identificada na seguinte ordem: Fio, Malha e Altura, por exemplo: Fio 210/06 – 5 mm – 400 malhas.



A malha é o principal componente da rede. No Brasil, adotou-se a medida entre nós adjacentes, para definir o tamanho da malha. Na piscicultura, a malha não pode ser muito grande para não malhar e matar o peixe. Uma forma prática para determinar a  malha, é medir a circunferência da cabeça do peixe com um fio, o tamanho encontrado deve ser dividido por dois, o resultado obtido será a malha desejada.



Em relação ao comprimento de um rede de arrasto, ele deve ser 50% superior à largura do tanque. Assim, a rede formará um grande arco que vai direcionar os peixes para o centro da rede. Dessa forma, o comprimento deverá ser igual a largura do viveiro x 1,5. Exemplo: Um viveiro com 10 metros de largura, o comprimento da rede é = 10 m x 1,5 = 15 metros.  



Já altura armada da rede é obtida esticando as boias horizontalmente. A rede formará uma parede que em média é 30% inferior que a altura esticada da managem. A altura da rede em relação a profundidade do tanque é ainda mais importante e deve ser definida antes da compra da rede. A altura armada deve ser em média duas vezes maior que a profundidade do tanque. Essa folga permitirá a formação de uma barriga, que vai assegurar a aderência ao fundo e a captura de grandes quantidades de peixes. Uma rede alta com saco, permite a estocagem temporária dos peixes no final do arrasto, facilitando a seleção. Evite usar redes baixas, pois elas não tem boa aderência ao fundo, não formam sacos e permitem a fuga dos peixes


 


Leia também: Conservação das redes de pesca: Cinco dicas de cuidados básicos


 


Seguindo essas dicas você conseguirá definir o tamanho ideal da rede de pesca. Aqui na Engepeca realizamos uma consultoria técnica especializada antes de cada compra, com o engenheiro de pesca Philip Conolly. Ele tem cursos de pós graduação e especialização em tecnologia de pesca no Japão, Inglaterra e Nações Unidas / FAO, com mais de 40 anos de experiência em projetar, construir e operacionalizar redes no mar e águas interiores.



Com fabricação própria de nossas redes, tornamos possível também a personalização dos produtos conforme sua necessidade. Além de uma ampla linha de opções, como: Rede TilápiaNet®, tarrafas, tanque rede, rede de arrasto, rede sarico para despesca, rede BagNet® e muitos outros, acesse e veja a linha completa.  Gostou dessas informações? Compartilhe com seus amigos! Envie suas dúvidas, ficaremos felizes em ajudar. Veja outras dicas para aquicultura.



Compartilhe