NOTÍCIA


Peixe BR apresenta “Demandas de pesquisas” para Embrapa Pesca e Aquicultura

Peixe BR apresenta “Demandas de pesquisas” para Embrapa Pesca e Aquicultura
30 de Novembro de 2017
Voltar

O presidente executivo da Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR), Francisco Medeiros, apresentou as “Demandas de Pesquisas na Piscicultura” ao grupo gestor do portfólio de pesquisas em aquicultura da Embrapa Pesca e Aquicultura. O grupo é formado por pesquisadores dos 7 centros da Embrapa que atuam na atividade. A palestra foi realizada na sede da Embrapa Pesca e Aquicultura, em Palmas (TO).


O documento com as demandas de pesquisas da Peixe BR foi elaborado a partir de um levantamento inédito no país. A entidade ouviu seus associados de todas as regiões do Brasil, com destaque aos principais gargalos, desafios e dificuldades na atividade.


“Na lista, há demandas já trabalhadas em centros de pesquisas pelo Brasil, porém sem nenhuma conexão entre si e longe dos olhos do setor produtivo”, disse Francisco Medeiros.
A iniciativa da PEIXE BR visa não apenas apresentar as demandas, mas principalmente clamar pela criação de um Plano Nacional de Desenvolvimento da Piscicultura, unindo pesquisadores, financiadores e setor produtivo, para que assim sejam centralizadas todas as ações de pesquisa em desenvolvimento, evitando desperdício de tempo e recursos públicos e privados.


As Demandas de Pesquisas da PEIXE BR foram agrupadas em nove grandes grupos, visando facilitar o entendimento, planejamento e definições das ações.
1 – Sistemas de Produção
2 – Espécies
3 – Nutrição
4 – Sanidade
5 – Qualidade da água
6 – Genética
7 – Processamento do pescado
8 – Mercado
9 – Novas tecnologias


“A PEIXE BR e os seus associados acreditam que para o crescimento sustentável da atividade  ser continuo é de vital importância que o setor produtivo e a academia estejam em perfeita sintonia”, disse Francisco em sua apresentação.


 


Fonte: Aquaculture Brasil


http://www.aquaculturebrasil.com/2017/11/27/peixe-br-apresenta-demandas-de-pesquisas-para-embrapa-pesca-e-aquicultura/


 



Compartilhe