NOTÍCIA


Relatório da FAO aponta situação da pesca e aquicultura na América Latina

Relatório da FAO aponta situação da pesca e aquicultura na América Latina
13 de Dezembro de 2017
Voltar

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), em conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), elaboraram a 7ª edição do documento “Perspectivas de la agricultura y dell desarrollo rural en las Américas”, trazendo uma série de considerações sobre a situação da pesca e aquicultura na América.


Os resultados do documento evidenciaram que a produção aquícola na América Latina mantém um ritmo de crescimento superior em relação a outras regiões do mundo, impulsionada principalmente pela aquicultura.


Vale destacar que a América Latina é a região com maior superfície e, por isso, tem maior potencial de expansão em escala global. Um outro dado importante é que a aquicultura regional mantém um ritmo de expansão que supera o percentual de 6% em termos de volume, impulsionado por um incremento na produção das espécies tradicionais da aquicultura (salmão do Chile e tilápias na América Central, principalmente em Honduras e Costa Rica).


Diversas espécies emergentes cujo volume e produção já vem aumentando consideravelmente estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, como as vieiras (Peru) e algumas espécies amazônicas (o pirarucu, o surubim e o pintado).


O investimento em tecnologia é o que tem impulsionado a expansão do setor aquícola e levado a uma maior produção. Por outro lado, a pesca extrativa tem reduzido nos últimos anos, apresentando níveis máximos de produção no final da década de 1990. Esta tendência tem sido influenciada pela redução de uma importante espécie de valor econômico, a anchoveta peruana, atribuída fundamentalmente a efeitos associados ao clima.


 


Fonte: Aquaculture Brasil


http://www.aquaculturebrasil.com/2017/11/08/relatorio-da-fao-aponta-situacao-da-pesca-e-aquicultura-na-america-latina/


 



Compartilhe