NOTÍCIA


Resíduo de camarão pode ser usado para tratamento de água

Resíduo de camarão pode ser usado para tratamento de água
22 de Maio de 2018
Voltar

A Universidade de Cartagena, na Espanha, está promovendo um projeto de pesquisa para dar uso ao resíduos de camarão. Ángel González Delgado, professor de engenharia química da Unicartagena, e líder dessa iniciativa, explica a importância do estudo, uma vez que o exoesqueleto de camarão tem o potencial de gerar produtos alto valor agregado e que é descartado pelas indústrias processadoras.


“O exoesqueleto que chega até nós não tem valor algum, mas podemos obter um produto comercial que é da ordem de 35 mil dólares por tonelada. Então, se você ver a diferença entre matéria-prima recebida e produto final, sabe que vale a pena fazer uma pesquisa sobre isso. Obviamente, são necessários vários passos: você tem que experimentar diferentes solventes, temperaturas, pressões. É tudo experimental, mas sabemos de sua importância “, disse o professor.


Entre outros usos, o Professor González adverte que esse  tratamento de  resíduos pode ser usado para a remoção de hidrocarbonetos das águas costeiras do país, porque o exoesqueleto de camarão é uma fonte de bioadsorventes modificados com nanopartículas. Estes bioadsorventes que aprisionam os poluentes das águas, são obtidos a partir de quitosana, que por sua vez é extraída dos exoesqueletos de camarões.


Uma das fases do projeto também prevê avaliações que permitem analisar a viabilidade comercial e desempenho ambiental das tecnologias selecionadas.


Segundo a pesquisa, 57.000 toneladas por ano de exoesqueleto de camarão produzem 12.152 toneladas por ano de quitosana, e cada quilo de quitosana tem um valor de 35 dólares.


O camarão é um produto de alto consumo, sendo assim, são recorrentes os problemas ambientais causados pelos resíduos das indústrias descartados de forma incorreta. A casca do camarão é um material insolúvel e de difícil decomposição, portanto a pesquisa da Universidade de Cartagena é de importância tanto nacional quanto internacional.


Na Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, experimentos similares estão sendo feitos com cascas de siri-azul, Callinectes spp. Os protocolos para obtenção de quitina a partir das carapaças, e posterior conversão em quitosana estão otimizados. Os testes seguem com a capacidade de adsorção dos materiais obtidos, inicialmente em metais pesados.


De acordo com os estudos realizados nesse Laboratório, os processos de obtenção e conversão da quitosana são viáveis economicamente, resta testar a viabilidade da aplicação no tratamento de resíduos de empresas e recuperação de ambientes degradados.


Fonte: Caracol



Compartilhe