NOTÍCIA


Aprenda a usar corretamente a rede de arrasto na piscicultura

Aprenda a usar corretamente a rede de arrasto na piscicultura
07 de Novembro de 2018
Voltar

Saber usar corretamente a rede de arrasto na piscicultura pode fazer toda diferença na produtividade da sua criação. Além disso, utilizando o método certo, você evita um maior desgaste da rede, prolongando a vida útil do produto. Pensando nisso, separamos uma lista de dicas para te ajudar a executar esse processo de maneira adequada.  



- Antes de ensear um arrasto é essencial fixar um cabo de madeira (pau de calão) de aproximadamente 1,3 metros de comprimento em cada ponta da rede. As tralhas superior e inferior devem ser amarradas nas extremidades da madeira.



- Na captura de bagres, tilápias e camarões, é importante que a rede tenha maior contato com o fundo do tanque. Para aumentar a tração, deixe a ponta do cabo do chumbo com uma folga de 80cm, dessa forma, a tralha inferior que terá uma maior aderência ao fundo.



- Caso o tanque tenha muita lama, proceda no sentido inverso, encurte o cabo inferior e a rede ficará mais leve de arrastar. Nunca puxe a rede só pelos cabos, ou fixando a tralha no pé, dessa forma se fará muito mais esforço e o picaré se deformará, perdendo a eficiência.



- A prática de entrar no meio do tanque também deve ser evitada, pois afastará os peixes do centro da rede, onde está o sacador. A tração da rede deve ser feita através das pontas.



- Quando a rede é muito comprida ou pesada, torna-se muito difícil a ação dentro do tanque, nesse caso, pode-se fixar uma corda no pau de calão, e utilizar uma maior tração de cima do talude, com mais homens ou até tratores. Durante esse processo, é extremamente importante que um homem permaneça na água para guiar a ponta da rede e assegurar a sua aderência ao fundo.



- A rede deve ser arrastada continuamente, mas de forma gradativa para manter o saco aberto. Um excesso de tração poderá afundar as boias ou comprometer sua aderência ao fundo.



- No início e durante o arrasto, a rede funciona como um grande laço. Nessa fase, os peixes apenas se afastam da rede e só no final procuram investir ou saltar sobre ela. Nesse momento, o ideal é que o picaré tenha um saco bem profundo e o arrasto seja fechado lentamente, deixando o saco para o final. Assim, os peixes entram no saco e serão facilmente capturados dentro do próprio saco da rede.



- Para isso, utiliza-se quatro estacas ou escoras de aço, uma em cada canto da bolsa. Isso facilita a formação imediata de um tanque rede. Esta operação só pode ser realizada com redes de no mínimo quatro metros de altura armada.



Seguindo essas dicas você conseguirá usar corretamente a rede de arrasto na piscicultura. Para entender ainda melhor, veja o vídeo a seguir:


 



 


Leia também: Passo a passo para definir o tamanho ideal da rede de pesca



A Engepesca é a pioneira na fabricação de redes para aquicultura no Brasil. Foi fundada em 1986, com o objetivo de projetar e construir redes de primeira linha. Registrada no Conselho de Engenharia e Arquitetura – CREA, sob o número 32233/4 SC, é comprometida com a qualidade e responsabilidade técnica sobre os seus produtos, projetos e serviços. Hoje, com mais de 30 anos de experiência, tem clientes em todos os estados do Brasil e no exterior, possui uma linha completa de redes de arrasto, confira a seguir:



TilápiaNet: A rede modelo TilápiaNet® é uma Marca Registrada da ENGEPESCA LTDA, em 1998, para a captura de tilápias. Foi desenvolvida e aprimorada junto a produtores de todo Brasil. Esta rede tem 05 alturas e uma grande bolsa que assegura uma boa aderência ao fundo, além de uma montagem diferenciada. O volume é bem maior e por isto recomendamos redes com 30 ,40 ou 50 metros, para facilitar o manuseio. Em experimentos junto a produtores de tilápias, capturou-se 90% dos peixes em um lance (7.458kg). A malha mais utilizada é a 35mm, para peixes acima de 150 gramas. Também fabricamos em outras malhas. Hoje, com mais de 18 anos no mercado, a TilápiaNet® é um sucesso de vendas em todo Brasil e no exterior.



Redes de Arrasto: As redes são projetadas para atender as necessidades dos nossos clientes. Os materiais que compõem as redes, são todos de alta qualidade; fios, bóias, cabos e panagens. Projetamos vários outros modelos nas mais diversas dimensões, para atender as especificações técnicas de cada cultivo.



Kit para reparo de redes: O Kit para reparo de redes da Engepesca foi desenvolvido para fazer reparos das redes nas pisciculturas. Composto de: 2 metros de panagem, 1 agulha, 1 rolo de fio e um manual de reparos e conservação. As malhas pode ser 8mm, 10mm, 15mm, 20mm, 25mm, 35mm. O tamanho da agulha e a grossura do fio são proporcionais a malha escolhida.


Veja outras dicas e informações sobre aquicultura.


 



Compartilhe