NOTÍCIA


Conservação das redes de pesca: Cinco dicas de cuidados básicos

Conservação das redes de pesca: Cinco dicas de cuidados básicos
19 de Setembro de 2018
Voltar

As redes de pesca são ferramentas cruciais na aquicultura, a ciência que estuda técnicas de cultivo, não só de peixes, mas também de crustáceos, moluscos, algas e outros organismos que vivem em ambientes aquáticos. A qualidade das redes pode influenciar muito na produtividade, o material em bom estado garante melhor manuseio, facilitando o dia a dia do trabalhador. A vida útil de uma rede de pesca pode chegar a oito anos, se bem cuidada, assegura o sucesso do cultivo. Pensando nisso, separamos cinco dicas de cuidados básicos para conservação das redes de pesca:


 


1 - Antes de usar a rede retire as pedras e galhos de árvores do tanque, para evitar acidentes.

2 - Durante o uso, caso a rede prenda em algum obstáculo, paralise a operação e solte a rede. A insistência implicará em uma grande concentração de força em uma única malha e rasgará a rede.

3 - Após a despesca, lave a rede para retirar a lama e o muco dos peixes. Isso evitará que ratos sejam atraídos durante a secagem.

4 - Seque a rede sempre na sombra, os raios solares queimam a rede e com o tempo degradam o nylon.

5 - Armazene a rede fora do alcance de ratos.


 




Com um pouco de cuidado diário é possível prolongar a vida útil da sua rede e manter a qualidade do material. Nós da Engepesca somos pioneiros na fabricação de redes para aquicultura no Brasil. Estamos no mercado desde 1986, com o objetivo de projetar e construir redes de primeira linha. Esses mais de 30 anos de experiência e o registro no Conselho de Engenharia e Arquitetura – CREA, sob o número 32233/4 SC, demonstra o nosso comprometimento com a qualidade e a responsabilidade técnica sobre os produtos, projetos e serviços que prestamos. Temos uma linha completa de produtos e redes de pesca para aumentar sua produtividade:  



TilápiaNet: Desenvolvida e aprimorada junto a produtores de todo Brasil. Esta rede tem 05 alturas e uma grande bolsa que assegura uma boa aderência ao fundo, além de uma montagem diferenciada. Saiba mais.



Tarrafas: Produzimos as tarrafas em nylon multifilamento ou nylon monofilamento. Fabricamos dois modelos: a tradicional com rufo e a tarrafa com argola. Saiba mais.



Tanque Rede: Tanques rede de nylon multifilamento, são largamente utilizadas na aquacultura para: formação de alevinos ou berçários, estocagem temporária ou depuração de peixes. Saiba mais.



Rede de Arrasto: Produzimos redes para despesca, amostragens de juvenis, alevinos e camarões. Os materiais que compõem as redes, são todos de alta qualidade; fios, bóias, cabos e panagens. Saiba mais.



Rede de Proteção: Protege os alevinos e peixes dos ataques de pássaros, morcegos, libélulas e outros predadores. Fio de polietileno com tratamento anti UV. Saiba mais.



Puçás: Reforçados, construídos em aço, tratados com jatos de areia e galvanizados. Este processo garante ampla resistência e durabilidade. Saiba mais.



Rede Sarico para Despesca: Os saricos são de grande utilidade no final da despesca. Economizam tempo e mão-de-obra, além de evitar um desgaste maior na subida do barranco. Saiba mais.



Travesseiro para cultivo de ostras: Os travesseiros vão desde a malha 4mm para sementes, até a malha 23mm para ostras adultas. O cultivo de ostras é uma atividade muito rentável e é quase inexplorado no Brasil. Saiba mais.



Rede tubular para cultivo de marisco e algas: Malha 40mm para sementes de até 70mm. Para cano de 100mm de diâmetro. Saiba mais.



Redes BagNet: Redes de despesca de camarões, produzidas de acordo com a necessidade, com um comprimento calculado para o sucesso da despesca, projetamos as medidas certas para que a rede se encaixe perfeitamente a boca de suas comportas. Saiba mais.



Telas de Alta Precisão: A fabricação das telas segue uma padronização extremamente precisa, em microns, do diâmetro dos filamentos, abertura de malhas e constância na maciez da superfície do tecido. Saiba mais.



Filtros: Fabricamos filtros de 300 microns, em qualquer dimensão, para filtragem da água na entrada dos tanques, eliminando larvas de crustáceos, de peixes e outras pragas. Saiba mais.



Compartilhe