NOTÍCIA


Maricultura: Tudo que você precisa saber sobre o mercado

Maricultura: Tudo que você precisa saber sobre o mercado
21 de Novembro de 2018
Voltar

A maricultura é um ramo específico da aquicultura, que engloba qualquer tipo de atividade humana que é desenvolvida num ambiente aquático com água salgada – caracterizada pelo cultivo de organismo aquático de forma artificial, num ambiente controlado, isso porque este não acontece espontaneamente na natureza. Trata-se da produção de uma ampla variedade de organismos aquáticos marinhos e estuarinos, desde vegetais como as algas, invertebrados como crustáceos e moluscos, até vertebrados como peixes e répteis. Essa atividade vem crescendo a uma taxa aproximada de 5 a 7% anualmente em todo o mundo.


Normalmente a maricultura é realizada nas regiões costeiras e também nos sistemas em mar aberto – essa segunda alternativa impõe diversos desafios, principalmente quando se fala nas estruturas de cultivo, estas que precisam se adaptar à dinâmica dos ambientes e também à viabilidade socioeconômica. Alguns produtores têm explorado a maricultura em lagos com água salgada do mar, esses tanques recebem H2O marítimo. O processo oferece vantagens no controle, na proteção contra predadores e também na nutrição das espécies.


O segmento da maricultura tem sido tratado como uma opção econômica e técnica para atender a demanda comercial de proteína marinha, assim como a preservação de estoques naturais de recursos pesqueiros. Diversas espécies têm sido cultivadas também para o comércio de aquários e outros mercados. Contudo, a grande maioria das operações ainda é focada para a criação de espécies marinhas visando o consumo humano.


Por suas características diversas, a maricultura ganha cada vez mais espaço. No Brasil, ainda restringe-se pelo cultivo de crustáceos e moluscos, uma vez que os cultivos de peixes marinhos e equinodermatas, ainda estão em fase laboratorial. O Estado de Santa Catarina concentra grande parte do cultivo de moluscos, é o maior produtor nacional de ostras e mexilhões cultivados, chegando a cerca de 90% de toda a produção brasileira e é considerado pólo gerador de tecnologia, colocando o país na segunda posição na América Latina como grande produtor dessas espécies.


Mundialmente, os maiores produtores de maricultura são: China, Peru, Japão, Índia e Estados Unidos, sendo que o Brasil ocupa atualmente a 27° posição deste ranking. No cenário mundial a maricultura se tornou uma maneira de impulsionar a produção de alimentos, isso porque a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que a população no planeta Terra passe de 5 bilhões (dado de 1990) para 8 bilhões (previsão para 2025). Essas atividades ajudariam a melhorar a qualidade de vida, gerar mais oportunidades de emprego e produzir alimentos para as gerações no futuro. Com o crescimento populacional e uma diminuição dos recursos marítimos torna-se necessário encontrar alternativas para aumentar e/ou manter o padrão de vida das populações litorâneas e reduzir a pressão sobre os recursos marítimos.


A ENGEPESCA é pioneira na fabricação de redes para aquicultura no Brasil. Foi fundada em 1986, com o objetivo de projetar e construir redes de primeira linha. Com mais de 30 anos de experiência, tem clientes em todos os estados do Brasil e no exterior. No segmento da maricultura oferece os seguintes produtos:


Travesseiro para cultivo de Ostras: Somos distribuidora exclusiva para o Brasil da Empresa INTERMAS / Espanha, fornecendo travesseiros para ostras desde 1998, com excelentes resultados de durabilidade e produtividade. Os travesseiros vão desde a malha 4mm para sementes, até a malha 23mm para ostras adultas. Os travesseiros são recomendados para regiões de mangue com grandes variações de marés e em áreas rasas. Acesse para saber mais.


Rede Tubular para Cultivo de Marisco e Algas: Rede Tubular para Cultivo de Marisco e Macro Algas. Malha 40mm para sementes de até 70mm. Para cano de 100mm de diâmetro. Acesse para saber mais.



Gostou dessas informações? Compartilhe com seus amigos. Veja outras dicas de aquicultura.



Compartilhe