NOTÍCIA


Biometria: Saiba como executá-la corretamente na piscicultura

Biometria: Saiba como executá-la corretamente na piscicultura
10 de Abril de 2019
Voltar

A biometria é a técnica que permite avaliar o crescimento e a saúde dos peixes ao longo do cultivo. Trata-se do manejo no qual parte dos peixes cultivados é amostrada e informações de interesse, como peso e estado de saúde dos animais, são verificados. Realizadas preferencialmente a cada 15 dias, ou uma vez no mês, porque é o período em que os peixes terão crescido o suficiente para ter a alimentação ajustada. Dar intervalos muito longos pode resultar em deficiência no crescimento dos animais, por falta de adequação da alimentação.   



Como fazer a biometria?


Para dar início ao processo de biometria é preciso começar capturando os peixes. Para isso, é recomendado o uso de redes de arrasto ou tarrafas. A quantidade de peixes a serem capturados varia de acordo com a quantidade de animais estocados no viveiro. Em geral, o número mínimo para garantir a representatividade do viveiro é de 30 peixes.


Na sequência, um grupo de peixes deve ser pesado com o uso de um puçá. É importante saber o peso do puçá molhado para diminuir do peso total. No final da pesagem, o número de peixes de cada amostra deve ser registrado, para o cálculo do peso médio.  


Para avaliar a saúde dos animais, você deverá observar as características externas do peixe, como alterações na coloração, presença de machucados ou parasitos. Nunca jogue os peixes de volta no viveiro após a pesagem, eles precisam ser devolvidos com cuidado.


É imprescindível  o máximo de cuidado durante o manejo, pois qualquer machucado nos animais pode contribuir para o aparecimento de doenças e levar os peixes a morte. Seja o mais ágil possível, para evitar que os peixes fiquem presos na rede ou expostos ao ar por um longo período. As próximas 48 horas devem ser monitoradas, pois pode haver mortalidades após o manejo da biometria, se esta não tiver sido realizada adequadamente.



Materiais indispensáveis para biometria


Antes de iniciar o procedimento da biometria é preciso ter os seguintes materiais em mãos:



  • Papel, lápis e calculadora

  • Balança

  • Puçá

  • Tarrafa

  • Rede


A Engepesca é pioneira na fabricação de redes e acessórios para aquicultura no Brasil. Confira alguns de nossos produtos para utilizar em sua biometria:


Tarrafas: A tarrafa de argola é o petrecho de pesca ideal para biometrias, ou seja, para acompanhar o crescimento dos alevinos e camarões através de capturas localizadas, rápidas, com o mínimo de mão de obra e sem causar traumatismos.


Puçás: Produzimos puçás reforçados, construídos em aço, tratados com jatos de areia e galvanizados. Este processo garante ampla resistência e durabilidade. São fornecidos sem cabo para facilitar o envio. O aro possuí um bocal para encaixe de cabo de madeira.


Redes: Produzimos redes para despesca, amostragens de juvenis, alevinos e camarões. As redes são projetadas para atender as necessidades dos nossos clientes. Os materiais que compõem as redes, são todos de alta qualidade; fios, bóias, cabos e panagens. Projetamos vários outros modelos nas mais diversas dimensões, para atender as especificações técnicas de cada cultivo.


 



Compartilhe