Ceará – Governo planeja criação de 10 parques aquícolas até 2018
A Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) deve lançar ainda neste ano licitação para um parque aquícola na região de Amontada. De acordo com o secretário da Pasta, Euvaldo Bringel, a ideia do governo do Estado é criar, até 2018, pelo menos 10 parques deste tipo no Ceará, podendo o primeiro ser ainda neste ano. “Essa área predeterminada vai servir para a produção de bijupirá e algas marinhas. Este primeiro parque vai ser dividido em quatro áreas vocacionadas para estes dois produtos. Já estamos passando por um processo de consulta e preparação para a licitação e estamos muito otimistas”, afirmou.
O objetivo com os parques aquícolas, segundo o secretário, é atrair investimentos para o Estado e dessa forma gerar empregos em regiões que não têm muito fluxo de embarcação. Bringel também informou que, além deste parque de Amontada, outros estão em fase de licenciamento ambiental. Serão mais dois em Itapipoca, três em Icapuí, dois em Trairi e outros dois em São Gonçalo do Amarante. “O mais adiantado neste momento é o de Amontada, mas até 2018 estaremos lançando mais estes”.
Sobre os valores dos investimentos, o secretário disse que, por enquanto, não há previsão. “Vai depender muito do investir esta questão. É uma nova atividade no Ceará e nós esperamos atrair boas oportunidades”.
De acordo com o secretário da Seapa, o Estado tem dois projetos para o desenvolvimento da carcinicultura. “Um deles é a convivência com a mancha branca e o outro é trazer tecnologia para os produtores”.
Ele explicou que, com o problema da mancha branca, houve uma intensificação de técnicas para monitorar a questão. “Nós desenvolvemos um sistema no qual acompanhamos a mancha. Temos equipe em Jaguaruana e em Parajuru que faz a coleta de camarão para saber se a mancha branca afeta a produção. Além disso, o Estado tem orientado produtores para as melhores práticas”, explicou.
Fonte: Diário do Nordeste
Compartilhe