NOTÍCIA


Conheça nossos produtos para maricultura

Conheça nossos produtos para maricultura
26 de Fevereiro de 2021
Voltar

Quando foi fundada, em 1986, a Engepesca tinha o objetivo de projetar e construir redes de primeira linha. Atualmente, mais de 30 anos depois, conseguimos conquistar esse objetivo com muito comprometimento e responsabilidade técnica. Ao longo do tempo, a empresa desenvolveu diversos produtos para atividades diferentes e ampliou o seu mercado consideravelmente. Nesse sentido, uma das áreas de cultivos que a Engepesca conquistou foi a de produtos para maricultura.


A maricultura é um ramo específico da aquicultura e engloba a produção de uma ampla variedade de organismos aquáticos marinhos e estuarinos, desde vegetais como as algas a invertebrados como crustáceos. A Engepesca é pioneira na comercialização e distribuição de travesseiros para ostras desde 1998, com excelentes resultados de durabilidade e produtividade.


Apesar de ser muito rentável, o cultivo de ostras e outros frutos do mar é uma atividade quase inexplorado no Brasil. Por isso, é muito para os produtores de frutos do mar que tenham interesse em expandir os seus negócios conhecer e explorar mais a maricultura. Além disso, não basta apenas possuir conhecimento técnico e fazer bastante pesquisas, também é necessário utilizar produtos para maricultura de qualidade.


Desse modo, aliando estudo, produtos para maricultura que facilitam o trabalho, vontade e empenho, você pode começar a conquistar um mercado com grande potencial. Pensando nisso, o produtor deve estar ciente que existem três componentes que definem a maricultura: o organismo produzido deve ser aquático, deve existir um manejo para a produção e a criação deve ter um proprietário, ou seja, não é um bem coletivo como são os recursos explorados pela pesca.


O segmento da maricultura tem sido tratado como uma opção econômica e técnica para atender a demanda comercial de proteína marinha, assim como a preservação de estoques naturais de recursos pesqueiros. Além disso, por suas características diversas, a maricultura ganha cada vez mais espaço. No Brasil, ainda se restringe pelo cultivo de crustáceos e moluscos.


O Estado de Santa Catarina concentra grande parte do cultivo de moluscos, é o maior produtor nacional de ostras e mexilhões cultivados, chegando a cerca de 90% de toda a produção brasileira e é considerado polo gerador de tecnologia.


Existem ótimas perspectivas para o desenvolvimento da maricultura no país. Entretanto, para que esse potencial possa se expressar plenamente há a necessidade de se adotar, cada vez mais, práticas de cultivo ecologicamente sustentáveis, como a diminuição do uso de insumos oriundos da pesca.


Conheça nossos produtos para maricultura


Travesseiro para cultivo de Ostras - Os travesseiros são produtos para maricultura recomendados para regiões de mangue com grandes variações de marés e em áreas rasas. Os travesseiros ficam fixos horizontalmente a mesas feitas de vergalhões de aço ou madeira.


As mesas devem ser instaladas nas margens. Deve-se posicioná-las numa profundidade que permaneçam submersas e só fiquem fora da água nas marés grandes ou de lua, quando se fará o manejo. As ostras submersas filtram 24 horas por dia e crescem mais.


Existem diferentes medida da mesa: seções de 3m x 85cm de largura x 50cm de altura. Formado por 03 ferros de 16mm. Não é preciso galvanizar dura 5 anos. Uma mesa de 3m de comprimento suporta sete travesseiros ou 1400 ostras. Fixação na mesa é de 02 borrachas, com câmaras de ar de carros.


Rede Tubular para Cultivo de Marisco e Algas - Ao longo dos anos o sistema de cultivo da maricultura teve diversas evoluções e adaptações. Tudo isso, com toda certeza, foi motivado para garantir maior produtividade e minimizar os riscos ambientais.


Uma das formas de cultivo mais comuns e populares da maricultura é com as redes tubulares em balsas flutuantes. A obtenção das mudas (formas jovens) se dá através da fragmentação do talo de plantas adultas e o crescimento (engorda) é vegetativo. A Engepesca possui redes tubulares com malha de 35mm.



Compartilhe