Cuidados com a piscicultura no inverno
A piscicultura no inverno também merece atenção, assim como no verão, confira algumas dicas do que fazer para se preparar para os dias frios.
No inverno é preciso ter cuidado no manuseios dos peixes, pois eles não regulam a temperatura do corpo, ou seja, sua temperatura varia sempre de acordo com a temperatura da água onde estão, por isso é preciso adotar certos cuidados para não acabar tendo prejuízo.
Entre o outono e inverno é comum os peixes morrerem devido às mudanças de temperaturas bruscas. Em regiões do país onde o clima apresenta grandes oscilações entre as temperaturas mínimas e máximas durante o dia, isso pode ser grave. Dias amanhecendo com 12º e tendo tardes ensolaradas de 30º fazem os peixes diminuir o consumo dos alimentos e deixam eles mais propensos a doenças.
Cuidados já devem começar no verão
Por isso, os cuidados devem começar já no verão, com o manejo dos alimentos para não prejudicar a qualidade da água. Deve-se seguir as recomendações de cada espécie sobre a alimentação e temperatura da água correta. Também é importante observar se os animais estão consumindo o alimento para evitar perdas e a piora da qualidade da água com a ração em excesso.
Também é importante planejar com antecedência as práticas de manejo como arrasto de rede e transporte. Estes devem ser realizadas antes do frio chegar, assim os animais não ficaram estressados com o clima.
Inserir suplementos de vitaminas como a C e E, aminoácidos, probióticos e prebióticos também auxiliam nesse processo, aumentando a imunidade dos peixes. Uma boa opção é misturá-los na ração e oferecer aos peixes antes da chegada das frentes frias.
Mas lembre-se que essas técnicas devem ser orientadas por um profissional capacitado, para lhe auxiliar exatamente no que precisa ser feito.
A Engepesca é a pioneira na fabricação de redes para aquicultura no Brasil e possui 30 anos de experiência. Confie as suas necessidades de captura e manuseio ao nosso trabalho.
Compartilhe