NOTÍCIA


DNA ambiental permite a detecção precoce de surtos de doenças em piscicultura

14 de Julho de 2017
Voltar

Austrália – Uma cientista da James Cook University (JCU) está usando uma tecnologia genética inovadora para ajudar os produtores aquícolas a detectar precocemente surtos de doença.


Giana Gomes da JCU disse que as doenças são responsáveis por cerca de 40% das perdas em aquicultura em todo o mundo, com um custo anual de aproximadamente US$ 102 milhões.


Usando o revolucionário método de DNA ambiental (eDNA), é possível saber que parasitas e peixe vivem em um corpo de água, apenas avaliando uma pequena quantidade de água.


“Esta é uma técnica molecular similar à usada por unidades forenses, onde se pode identificar o DNA da cena de crime avaliando apenas uma gota de sangue ou saliva” disse Gomes.


Ela acrescentou ainda, que os sinais clínicos dos surtos de doenças na aquicultura frequentemente são identificados tarde demais, quando as infecções já estão em estágios avançados.


“Com a metodologia do eDNA seremos capazes de identificar qual parasita e em que quantidade estão presentes e ajudar os produtores a identificar potenciais doenças que ameaçam seus animais antes de serem infectados”, acrescentou a cientista.


Leia toda a notícia original


Fonte: Aquahoy


http://www.aquahoy.com/i-d-i/genetica/29533-adn-ambiental-permite-detectar-de-forma-temprana-los-brotes-de-enfermedad-en-las-piscigranjas



Compartilhe