NOTÍCIA


Espécies de peixes populares na piscicultura brasileira

Espécies de peixes populares na piscicultura brasileira
14 de Fevereiro de 2020
Voltar

A piscicultura é uma uma atividade lucrativa, sustentável, social e saudável que vem ganhando cada vez mais o seu espaço no país. 


O Brasil possui condições muito favoráveis para a produção aquícola, que envolve criação de peixe com seus 8.400 quilômetros de costa marítima e 5,5 milhões de hectares de reservatório de água doce; o que representa cerca de 12% de toda água doce do mundo. Essa prática possui um grande potencial de produção, permitindo peixes de alta qualidade a custos baixos.


Há diversos tipos de peixes que podem ser utilizado na piscicultura, hoje vamos falar sobre algumas espécies de água doce que são mais produzidas no Brasil. 


Uma das espécies que mais se adequa a piscicultura em água doce é a tilápia. Nativa da África, esse peixe se adaptou muito bem às águas brasileiras, além de apresentar uma carne com sabor suave e muito saudável. Além disso, possui facilidade na criação, pois são peixes fáceis de serem alimentados, muito resistentes a doenças e com boa capacidade reprodutiva, chegando aos 4,3 quilos de peso e 60 cm de comprimento.


Outros peixe muito utilizado na piscicultura é a Carpa comum que pode chegar a mais de 1,2 metro e 40 kg, porém, geralmente é comercializada ainda pequena entre 1 e 6 kg. A espécie tolera temperaturas entre 4ºC e 36°C do ambiente aquático.e sua produção é maior  no Sul e Sudeste do país.


O Tambaqui é um peixe de origem amazônica que também se destaca na produção em viveiros. Sendo mais popular na região Norte, principalmente no Amazonas, Rondônia e Mato Grosso. Outro peixe que tem destaque é o Pacu, Pacu Caranha ou apenas Caranha. Sua produção se encontra principalmente na região Centro-Oeste. 


Nativo da Bacia Amazônica e Araguaia/Tocantins, o Pirarucu é pouco conhecido nas demais regiões do país. Também conhecido como bacalhau da Amazônia, este peixe apresenta uma alimentação bem variada, composta por peixes, tartarugas, caramujos, plantas, gafanhotos e cobras. Quando adulto, na natureza ele chega a ultrapassar os 2 metros de comprimento e pode pesar até 300 quilos.


A produção dessa espécie na piscicultura é feito em represas rurais, viveiros escavados, tanques acima do nível do piso ou tanques de rede. Sua carne não tem espinhos em “y” e é um peixe com boa comercialização.


Para investir na piscicultura e obter sucesso, é preciso estudar o mercado, entender sobre as ferramentas necessárias e criar um projeto para a sua criação. Tome decisões estratégicas e faça o seu negócio acontecer!



Compartilhe