NOTÍCIA


Espécies de peixes populares na piscicultura brasileira - parte 2

Espécies de peixes populares na piscicultura brasileira - parte 2
03 de Março de 2020
Voltar

No post anterior do blog, falamos um pouco sobre os peixes populares de água doce na piscicultura brasileira, hoje vamos focar nos peixes de água salgada.



Os peixes marinhos são normalmente de maior porte que os de água doce. A piscicultura marinha, não é tão comum e acaba não recebendo tanto investimento. Mas, se você prefere focar a sua piscicultura nos peixes de água salgada, é preciso conhecer quais as melhores espécies.



Conheça agora os 8 principais peixes marítimos para cultivo:



BEIJUPIRÁ


O beijupirá também conhecido como pirabiju, parambiju, bijupirá ou cação de escama é encontrado na Zona Tropical e Subtropical. No Brasil, é encontrado com facilidade pelo Nordeste, principalmente nos estados do Piauí e Ceará.



É um peixe de crescimento rápido, podendo chegar aos 3 a 4 quilos em apenas um ano, e em condições normais de cultivo, pode chegar a 10 kg em 16 meses. Possui boa adaptação em confinamento e desova em cativeiro. 



GAROUPA


Também conhecido como Garoupa, dusky grouper, crioula, galinha-do-mar e piracuca, é encontrado por todo o mundo. É uma das espécies mais valorizadas no país, tendo um valor alto de mercado, atingindo US$ 60,00/kg.



Esse peixe pode chegar a 1,5 metros e 60 quilos e é interessante para produção em cativeiro, viveiros escavados, tanques ou tanques-rede. 



Um fator que dificulta o cultivo é que todas as Garoupas são hermafroditas protogínico, ou seja, todas nascem fêmeas e podem se tornar machos depois. 



DOURADO DO MAR


Sendo maior que sua versão de água doce, o Dourado do mar pode chegar a 2 metros e 40 kg. Eles são encontrados em todo o litoral brasileiro e se aproximando da costa entre os meses de outubro e março. Seu uso comercial é muito valorizado, assim como para pesca esportiva. 



SALMÃO DO ATLÂNTICO 


Um dos peixes mais conhecidos do mundo, essa espécie não é encontrada naturalmente no Brasil, pois sua origem vem da costa leste da América do Norte. A variedade "landlocked" foi trazido ao nosso país no início dos anos 90. 



Na natureza, o salmão nasce em águas doces, mas passa sua vida no mar e apenas retorna para a reprodução.



ROBALO


Robalos ou Flecha, essa espécie de peixe está presente em grande parte da costa do Atlântico. É possível encontrá-lo desde a Carolina do Norte, nos Estados Unidos, até o rio Mampituba no estado de Santa Catarina. Presente sempre em mangues, o Robalo é uma ótima opção para cultivo na Bahia, Pará e Maranhão.



LINGUADO


O Linguado é dos peixes mais promissores para a aquicultura, pois ele possui muita tolerância a diferentes temperaturas e salinidades, possui elevada concentração de compostos de nitrogenados e alta sobrevivência em água ácidas.



Possui um alto valor comercial e pode ser encontrado entre o Mar del plata, na Argentina e o estado do Rio de Janeiro, no Brasil.


 



Compartilhe