NOTÍCIA


Massaranduba é o maior produtor de peixe de Santa Catarina

Massaranduba é o maior produtor de peixe de Santa Catarina
03 de Agosto de 2017
Voltar

O Município tem na piscicultura um dos esteios da sua economia, ao lado do arroz e das palmáceas. Massaranduba é referência na organização dos produtores e na produtividade de piscicultura de água doce. Atualmente conta com 94 produtores comerciais que obtêm uma produção superior a 1.700 toneladas ao ano, sendo o maior produtor de peixe de água doce do Estado.
 


A União de Referência Técnica implantada em 2016, no Braço Direito, recebeu recursos do SC Rural para compra de equipamentos e tem por objetivo fazer o acompanhamento técnico gerencial do cultivo de tilápia e observar o desenvolvimento da tilápia gift melhorada por pesquisadores da Epagri. Segundo dados informados pela engenheira agrônoma da Epagri, Tatiane Carina da Silva, em 2016 a lâmina d`água utilizada para criação de peixes era de 123 hectares e uma produção de 1.741 toneladas de peixe, com valor de produção de R$ 7,8 milhões.


Massaranduba tem unidade de pesquisa sobre tilápia gift


A implantação de uma Unidade de Referência Técnica de Piscicultura (URT) em Massaranduba tem permitido à Epagri realizar pesquisa participativa com a avaliação a campo do desenvolvimento da Tilápia Gift Epagri e o acompanhamento técnico gerencial para levantamento dos custos de produção. Segundo a extensionista rural Tatiane C. da Silva, responsável pela unidade no Município, o acompanhamento de uma propriedade de referência se faz importante para identificar os pontos críticos da atividade. “E apontar, assim, ações que diminuam os custos de produção e possibilitem o desenvolvimento de tecnologias viáveis ao método produtivo utilizado”, diz.


O Município se destaca como o maior produtor de peixe do Estado. Considerando a importância social e econômica da atividade, a URT foi implantada no município em dezembro de 2016, na propriedade de Marcelo Luchetta, no Braço Direito. “Por ser um município de destaque na produção de tilápias, é um ótimo local de campo experimental para observação do desenvolvimento da Tilápia Gift, que é objeto de estudo para o melhoramento da espécie por parte da pesquisa do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca da Epagri (Cedap)”, registra Tatiane.


Acompanhamento do viveiro é feito a cada 15 dias


O viveiro escavado de 1700 m² foi povoado com nove mil alevinos da Tilápia Gift Epagri, mantendo uma densidade 5 peixes/m². Na avaliação realizada em 17 de maio de 2017, os peixes estavam com 29 cm e 588 gramas de média, apresentando uma conversão alimentar de 1,16 e um ganho médio de peso de 3,5 gramas/dia, o que é um ótimo resultado para um período de 166 dias de cultivo, de acordo com a extensionista. Ela explica que o acompanhamento é realizado quinzenalmente com biometrias, análises da qualidade de água do viveiro e anotação dos custos de produção, com o apoio dos pesquisadores do Cedap. (Com informações da Epagri)


Fonte: Jornal do Vale do Itapocu/JVD Online
http://www.jdv.com.br/noticia/6393/massarnduba-e-o-maior-produtor-de-peixe-de-santa-catarina



Compartilhe