NOTÍCIA


Os benefícios do consumo de peixe para saúde

Os benefícios do consumo de peixe para saúde
24 de Março de 2023
Voltar

O consumo de peixe para saúde pode trazer diversos benefícios para o seu corpo e também para a sua mente. 


Nesse sentido, um dos principais fatores é o pelo fato dos peixes serem ricos em gorduras boas, proteínas, vitaminas, e tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Assim, com essa alimentação é possível melhorar a memória, prevenir doenças cardiovasculares e até mesmo fortalecer os ossos e os dentes.


Ainda vale lembrar que, com a chegada da Sexta-feira Santa, o aumento do consumo de peixe é ainda maior. Nesse feriado, a grande maioria das pessoas desistem de comer carne vermelha e carne de frango e preparam apenas receitas de peixes e outros frutos do mar. Estima-se que a demanda pode chegar a subir em até 20%, conforme vamos chegando mais perto do feriado.


De acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), o aumento do consumo não se dá apenas na Sexta-feira Santa, apesar do seu impacto para a economia. 


Conforme pesquisas da Peixe BR, o consumo de peixe cresceu, alcançando 10,5 kg de per capita no ano de 2021. A explicação pode ser feita tanto pelo custo do pescado, quanto pela adoção de hábitos saudáveis.


Quando falamos em alimentação saudável, os peixes estão no topo do ranking. Afinal, são inúmeros nutrientes e vitaminas que eles proporcionam ao corpo humano. Abaixo, separamos os principais benefícios do consumo de peixe para saúde. Confira!


Principais benefícios do consumo de peixe para saúde


Fortalecer o sistema imunológico - Primeiramente, o consumo de peixe para saúde contribui de forma bastante acelerada para o sistema imunológico. Como ele é uma fonte de proteínas e gorduras boas como o ômega 3, por exemplo, aumenta a produção das células de defesa do organismo, fazendo esse fortalecimento.


Além disso, a carne de peixe é rica em outros nutrientes, como vitamina C e vitamina E. As duas possuem propriedades anti-inflamatórias, protegendo o sistema imune de possíveis inflamações


Prevenir o aparecimento de osteoporose - Outro nutriente importante que traz o consumo de peixe para saúde é a vitamina D. 


Ela é responsável por prevenir problemas como diabetes, infertilidade, câncer e problemas cardíacos. Também ajuda a prevenir o aparecimento de osteoporose, pois a vitamina aumenta a absorção de cálcio no intestino e prevenir o desgaste dos ossos.


Todas as espécies de peixes são ricas em vitamina D, no entanto ela pode ser encontrada ainda mais em peixes gordos, já que se localiza na gordura dos alimentos.


Fortalecer os ossos e os dentes - Também podemos destacar que o fortalecimento dos ossos e dos dentes é um dos resultados do consumo de peixe para saúde. Como esse tipo de alimento é rico em cálcio, ele torna esses órgãos do corpo mais fortalecidos.


No caso dos dentes, por exemplo, ainda pode colaborar com a prevenção do surgimento de problemas com as cáries. Outro ponto positivo é a riqueza em ômega 3, que pode colaborar bastante com a diminuição da perda óssea. Ou seja, ajuda a manter os ossos mais saudáveis.


Prevenir o envelhecimento precoce da pele - A pele é um dos órgãos do ser humano que começam a dar indícios de envelhecimento mais rápido e evidente. Com propriedades antioxidantes, os peixes ajudam a atrasar esse processo.


Além disso, também podem prevenir doenças de pele severas, como o câncer, por exemplo. Para as espécies de peixe ricos em ômega 3, também promovem a renovação das células da pele, mantendo-a saudável.


Reduzir o risco de aterosclerose - Como já destacamos anteriormente, existem espécies que são ricas em ômega-3 e antioxidantes. Desse modo, o consumo de peixe para saúde também pode ajudar a reduzir o risco de aterosclerose. 


Este é um tipo de inflamação que ocorre a partir da formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias do coração e de outras localidades do corpo humano.


Ao consumir peixes ricos em ômega-3 e antioxidantes, é possível diminuir a quantidade de colesterol ruim e os triglicerídeos no corpo. 


São eles os responsáveis por essa formação de placas de gordura nos vasos. Assim, melhora-se a circulação do sangue e prevenindo o aparecimento de coágulos que podem resultar em complicações sérias, como infarto.


Melhorar a memória - A melhoria da memória também é um resultado do consumo de peixe para saúde. Novamente, por ser rico em ômega-3 e antioxidantes, esse tipo de alimento pode contribuir nesse sentido.


Outro fator que explica esse acréscimo é a presença de minerais, como cálcio e o fósforo, que protegem as células do cérebro e garantem o seu correto funcionamento.


Aliviar os sintomas de artrite - Por último, um dos principais fatores do consumo de peixe para saúde é o alívio dos sintomas de artrite. Os peixes possuem fortes propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir as inflamações nas articulações e reduzindo eventuais dores.



Compartilhe