NOTÍCIA


Por que a tilápia ganhou tanto espaço e é hoje um dos peixes favoritos na exportação?

Por que a tilápia ganhou tanto espaço e é hoje um dos peixes favoritos na exportação?
19 de Maio de 2021
Voltar

A piscicultura brasileira está em um momento excelente. O setor vem ganhando destaque cada vez mais, se mostrando em pleno crescimento, mesmo em períodos de crise. Muito disso se deve a tilápia, espécie de peixe que conquistou o gosto dos criadores e, principalmente, dos consumidores.


Atualmente, a tilápia é a espécie mais cultivada no Brasil. Para se ter uma ideia, a produção saltou 223% entre 2005 e 2015, totalizando mais de 219 mil toneladas anuais neste período.


Este é um dado um tanto quanto curioso, já que a tilápia não é uma espécie nativa do Brasil. Oriunda da África e do Oriente Médio, ela foi introduzida às águas tropicais e subtropicais do solo brasileiro nos anos 60 e hoje é um fenômeno de produção.


De acordo com o Anuário Peixe BR 2021, produzido pela Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), seis em cada dez peixes cultivados no Brasil são tilápias.


Assim, a produção da espécie mais importante da piscicultura brasileira chegou na marca de 486.155 toneladas, em 2020. Desse modo, a tilápia passou a representar 60,6% do total (802.390 t). Em 2019 ela representava 57% e em 2018, 54,1%.


E com essa melhora nos números, o Brasil consolidou-se como o 4ª maior produtor de tilápia em termos globais. Com esse crescimento, o país aproxima-se ligeiramente do Egito (3º), que em 2020 produziu 940 mil toneladas.


A partir disso, outro destaque que a produção teve foi em relação às exportações. De acordo com o informativo trimestral de Comércio Exterior da Piscicultura, as exportações de produtos da piscicultura brasileira são um sucesso.


Durante o terceiro trimestre de 2020 apresentaram crescimento de 53% no comparativo com o segundo trimestre do ano, chegando ao patamar financeiro de US$ 3.324.197.


Esses números significam que as exportações primeiro trimestre ficaram maiores 67% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são produzidos através de uma parceria entre a Embrapa Pesca e Aquicultura, por meio do Projeto BRSAqua e da Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR).


Mas como foi que esse pescado exótico conseguiu tanto destaque em águas brasileiras? Muito se explica pelas particularidades do peixe, que facilitam e muito a sua produção e ganham apreço entre os produtores. Soma-se tudo isso a tecnologia e profissionalização no cultivo e o apelo com o consumidor.


Com relação ao trato alimentar, ela apresenta uma grande vantagem, pois, enquanto os outros apresentam uma conversão alimentar de 1,6 Kg, as tilápias apresentam uma conversão de 1,3 Kg. Ou seja, é possível economizar mais ração, recebendo um retorno da espécie com menos gastos em alimentação.


A tilápia também possui uma capacidade reprodutiva incrível, o que a torna um excelente negócio para os piscicultores. Ela é capaz de se reproduzir até quatro vezes ao ano, exceto no período de inverno. 


Além disso, As fêmeas estão prontas para a reprodução a partir dos quatro meses de vida e quando chega o momento da eclosão, nascem de oitocentos a mil peixes.


Outra questão que também explica esta popularidade é a sua adaptabilidade e resistência. A tilápia é uma espécie considerada "rústica". Nesse sentido, ela é capaz de sobreviver em qualquer ambiente, até mesmo em águas cujo o teor de oxigênio seja mínimo.


Somado a todos estes benefícios, o custo da sua produção é relativamente baixo em relação as outras espécies. 


Com isso, é possível obter bastante retorno financeiro, principalmente se você conseguir melhorar os custos da produção, com uso de equipamentos modernos e de qualidade, além da possibilidade de realizar melhora no manejo e também na genética dos espécimes produzidos.


Por último, a tilápia não poderia ser tão popular se não tivesse caído nas graças do consumidor. A aceitação da demanda é fundamental para que se possa continuar produzindo este tipo de peixe e melhorando ainda mais a produção.


A tilápia destaca-se por ter tudo o que apreciadores de frutos do mar querem: carne branca, magra e suave, sem odor intenso, capaz de render filés sem espinhas. Isso sem contar que o pescado é barato também para quem o consome, tendo preço mais acessível e fornecimento constante.


Produção de tilápia com produtos da Engepesca


Se você quer aproveitar para dar início a sua produção de piscicultura ou está tendo dificuldades em obter lucros com o seu cultivo, a Engepesca pode ajudar.


Com mais de 30 anos de experiência no mercado, nós somos uma empresa pioneira na fabricação de redes para aquicultura no Brasil. Por isso, nossos produtos se destacam tanto e são grandes impulsionadores para quem os utiliza na produção de peixes


Além disso, eles atendem diretamente a necessidade e a demanda dos produtores. A TilápiaNet®, por exemplo, Foi desenvolvida e aprimorada junto a produtores de todo Brasil para a captura de tilápias, carpas e outras espécies que costumam saltar muito. Acesse o nosso site e conheça os nossos produtos.



Compartilhe