NOTÍCIA


Principais doenças na piscicultura

Principais doenças na piscicultura
03 de Abril de 2020
Voltar

Os peixes também podem sofrer de doenças que devem ser prevenidas para evitar perdas. 



O IBGE divulgou em setembro os números da aquicultura nacional em 2018. O instituto aponta que a produção total de peixes foi superior aos apurados em 2017. Neste cenário a tilápia se manteve como a espécie mais cultivada.



Os números da aquicultura nacional só aumentam, por isso é extremamente importante se prevenir para que doenças não atinjam a sua piscicultura.



Confira algumas das doenças mais comuns na piscicultura e evite perdas:



Ictiofitiríase (íctio ou doença dos pontos brancos)


Causada pelo protozoário Ichthyophthyrius multifiliis, a doença costuma causar pequenos pontos brancos nas nadadeiras e corpo dos peixes. Isso faz com que ocorra perda de apetite, além de respiração ofegante e dificuldade de nado. A Ictiofitiríase aparece,  quando os peixes são expostos à quedas bruscas de temperatura.


 


Oodiniose (doença do veludo)


Causada pelo protozoário Oodinium pilullaris, a Oodiniose é uma doença contagiosa e que se espalhar rapidamente para os demais peixes; por isso é rpeciso ser agil no tratamento.


A doença do veludo se manifesta por vários pontinhos dourados no corpo do peixe, daí a razão do nome “doença do veludo”.


Os principais sintomas são: dificuldade na engorda, consumpção (emagrecimento) e asfixia.



Dactylogirose (nome popular: olhos embaçados)


Causada por um trematodo monogenético, essa doença se caracteriza por uma espécie de neve branca que cobre os olhos dos peixes. Algo similar à catarata.



Hidropsia


É uma infecção bacteriana, responsável em causar paralisia nos órgãos internos dos peixes. A doença começa com eriçamento das escamas e aumento do volume ventral, podendo causar a morte dos peixes.



Buracos na Cabeça


Pelo que se sabe, essa doença está conectada ao protozoário Hexamita.


Os sintomas são surgimento de várias feridas nos peixes que posteriormente, evoluem para buracos.



Septicemia


Tudo começa com o aparecimento de pequenos vasos sanguíneos dilatados pelo corpo do peixe, resultado de uma infecção bacteriana.


Se a doença não for tratada, é comum que as nadadeiras dos peixes caiam.



Fungo na Boca


Causada por uma bactéria, ela se manifesta com o surgimento de uma camada branca ao redor da boca do peixe (similar ao algodão).



Os peixes estão vulneráveis a uma diversos tipos de doenças e por isso é preciso que o criador fique sempre atento. Ao notar algo estranho nos peixes, procure investigar e descobrir o que se trata para não ter prejuízos em seu criadouro.


 



Compartilhe