NOTÍCIA


Problemas na piscicultura: Entenda como as pragas podem prejudicar a produção

Problemas na piscicultura: Entenda como as pragas podem prejudicar a produção
07 de Março de 2019
Voltar

A piscicultura desenvolve o cultivo de peixes e outros organismos aquáticos, de forma monitorada. As espécies são totalmente controladas, desde o início da vida até o momento em que atingem a condição ideal para consumo, com o uso de ferramentas, substâncias específicas e acompanhamento periódico para estimular o crescimento saudável dos animais.



No Brasil, a maior parte das atividades relacionadas a piscicultura ocorre em propriedades rurais comuns, na grande maioria, em fazendas dotadas de açudes ou represas. Os principais problemas enfrentados pelos produtores são: o aparecimento de parasitas e doenças, a grande quantidade de algas e plantas nos viveiros, alterações no pH, a turbidez da água e elevados índices de mortalidade.



O tratamento dessas doenças na piscicultura, torna-se um problema principalmente por causa da falta de informação, falta de profissionais competentes e pouco conhecimento dos aspectos sanitários. Baseado nisso, a melhor forma de se implantar um manejo higiênico-sanitário é usar de algumas medidas para melhorar o máximo possível as condições do viveiro.



Alguns fatores são determinantes para a definição da viabilidade e qualidade do processo de instalação e deverão ser previamente estabelecidos por meio da avaliação dos custos. O primeiro fator a ser levado em consideração é a espécie que será cultivada, as tecnologias, dificuldades e benefícios da criação, bem como, a aceitação da mesma no mercado. O segundo fator é a definição de onde o viveiro será implantado. A escolha do local, o conhecimento sobre a topografia da região, as características do solo, a qualidade e quantidade da água que irá abastecer o sistema, a profundidade da escavação e o tipo de vegetação do local, são de suma importância para o início do projeto.


Leia também: Como se tornar um piscicultor? Dicas para obter sucesso no negócio


Na piscicultura buscar ajuda de profissionais, conhecimento e informação pode ser fundamental para o sucesso de uma criação de peixes, evitando o desperdício de investimentos importantes. Uma vez que o piscicultor é munido de um bom manejo, ele conseguirá adaptar o tanque com as condições climáticas e ambientais, o que vai gerar-lhe lucro, pois haverá maior produtividade. As principais providências para evitar as doenças no viveiro, são:



  1. Manejar corretamente o viveiro, quanto a qualidade da água, nutrientes, temperatura - a baixa temperatura inibe a imunidade dos peixes;

  2. Providenciar alevinos (filhotes de peixe) de ótima qualidade genética, pois são mais resistentes;

  3. Deve-se realizar quarentena antes de se introduzir novos peixes;

  4. Manter separado o setor de berçário;

  5. Remover do local os peixes mortos e doentes;

  6. Prestar atenção no comportamento do peixe (isso pode ser observado na quarentena);

  7. Ser asseado com os equipamentos do dia a dia;

  8. Respeitar a natureza, não exceder o limite do viveiro.



Alguns equipamentos e ferramentas podem ser fundamentais no controle das pragas. Aqui na Engepesca fabricamos filtros de 300 microns, em qualquer dimensão, para filtragem da água na entrada dos tanques, eliminando larvas de crustáceos, de peixes e outras pragas. Além disso, comercializamos as redes de proteção, para proteger os alevinos e peixes dos ataques de pássaros, morcegos, libélulas e outros predadores.


Leia também: Tudo que você precisa saber sobre despesca na piscicultura


Compartilhe essas informações com seus amigos e nos envie suas dúvidas, ficaremos felizes em ajudar. Veja outras dicas de piscicultura.



Compartilhe