NOTÍCIA


Qualidade na produção de peixes: conheça medidas especiais para assegurar melhorar o seu cultivo

Qualidade na produção de peixes: conheça medidas especiais para assegurar melhorar o seu cultivo
03 de Novembro de 2021
Voltar

Manter a qualidade na produção de peixes é fundamental para que se possa ter o melhor produto final possível e garantir, assim, maiores rendimentos e se popularizar no mercado da piscicultura.


Como destacamos recentemente, o bom sistema imunológico e padronização na biossegurança elevam produtividade na piscicultura. Nesse sentido, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa destacou dicas fundamentais de biossegurança e boas práticas de manejo para melhorar qualidade na produção de peixes.


De fato, as medidas de biossegurança e boas práticas de manejo são maneiras essenciais para garantir a qualidade dos peixes. Isto ocorre porque se melhoram as condições sanitárias, protegendo toda a produção de doenças que poderiam surgir.


Assim, com as orientações da Embrapa, fica mais simples e eficaz de fazer o controle de qualidade dos peixes, e seguindo os cuidados sanitários, prevenir doenças que provocam mortalidade dos peixes e redução na qualidade do pescado.


Para facilitar ainda mais, a Embrapa ainda reuniu as informações em um episódio do programa Prosa Rural, onde a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária mantém, em diferentes episódios, o diálogo direto com produtores e agricultores.


Estas orientações são o resultado de um estudo sobre a situação das pisciculturas do Estado do Amapá. No entanto, vale destacar que elas podem ser seguidas em todo o país, segundo o pesquisador da Embrapa Amapá, Marcos Tavares. 


"Durante dois anos acompanhamos dez pisciculturas de Macapá (AP) que produziam tambaqui, tambacu, tambatinga e pirarucu. Acompanhamos o manejo sanitário, orientando produtores e analisando as espécies e os parasitas na água", relata Tavares.


 


Três dicas essenciais para melhorar a qualidade da criação de peixes


 


1 - Crie a espécie adequada - A primeira dica essencial para preservar a qualidade na produção de peixes é obter todas as informações possíveis sobre a espécie que você deseja criar e se o local onde será realizada a criação é adequado para este tipo de peixe.


Nesse sentido, é indicado também que o produtor faça a consulta com a assistência técnica do município ou da localidade, o tipo de peixe indicado para a região. Além disso, confira se o local e a qualidade da água são adequados para o cultivo da espécie escolhida.


Desse modo, é possível evitar graves problemas, pois se diminui o estresse dos peixes e aumentam a expectativa de vida. Ou seja, a qualidade na produção de peixes influencia diretamente na redução de mortalidade da piscicultura.


2 - Cuide da alimentação dos animais - É fundamental para garantir a qualidade na produção de peixes que você cuide muito bem da alimentação da produção. 


Ou seja, compre a melhor comida disponível no mercado e também aquela que condiz melhor com a espécie de peixe que você quer ter na piscicultura.


Outro ponto importante, além da qualidade da ração, é fazer o armazenamento correto. Armazenar em local adequado evita a criação de fungos e, com isso, também evita doenças nutricionais e melhora o desempenho dos peixes cultivados.


3 - Evite a superpopulação nos viveiros - Fazer o controle populacional da sua produção é uma maneira eficaz de aumentar a qualidade da piscicultura


Evitando a superpopulação, você também garante a máxima qualidade da água, além de diminuir a dispersão dos agentes causadores de doenças, principalmente bactérias e parasitas.


 


Equipamentos de qualidade para melhorar a qualidade


 


Além disso, para ter melhor qualidade na produção de peixes, você precisa contar com os melhores equipamentos disponíveis no mercado. Isso faz com que você melhore não só a produtividade e eficiência da produção, mas também melhore os padrões da piscicultura.


Engepesca está há mais de 30 anos no mercado, com experiência e qualidade, conquistamos clientes em todos os estados do Brasil e no exterior. 


O nosso comprometimento com a qualidade e a responsabilidade técnica sobre nossos produtos, , projetos e serviços é perceptível nesse reconhecimento


Somos uma empresa pioneira na fabricação de redes para aquicultura no Brasil e iniciamos com o objetivo de projetar e construir redes de primeira linha. 


Um exemplo é a rede modelo TilápiaNet®, marca registrada da Engepesca, que foi criada para a captura de tilápias, carpas e outras espécies que costumam saltar muito.


O seu desenvolvimento foi realizado e aprimorado junto a produtores de todo Brasil, para proporcionar o melhor desempenho para quem investe em piscicultura.


 



Compartilhe