NOTÍCIA


Saiba tudo sobre a proteína hidrolisada de frango na aquicultura

Saiba tudo sobre a proteína hidrolisada de frango na aquicultura
21 de Julho de 2023
Voltar

A proteína hidrolisada de frango é um recurso muito importante para potencializar as criações de peixes. Mesmo assim, muitos produtores, tanto de grandes produções, quanto de menores escalas, não conhecem esse produto.


Na realidade, esse tipo de proteína pode colaborar na piscicultura para maximizar o crescimento saudável e eficiente dos animais.


Quer descobrir como a proteína hidrolisada de frango pode colaborar com a melhoria da sua criação de peixes? Vamos explicar tudo o que você precisa saber!


Sobre a proteína hidrolisada de frango


Em primeiro lugar, vamos explicar o que é a proteína hidrolisada de frango e para o que ela serve. O setor de alimentação e nutrição animal vêm se desenvolvendo e se apropriando de desenvolvimentos tecnológicos.


Nesse sentido, cada vez mais a aquicultura está se aproveitando da tecnologia em engenharias para promover melhorias no desenvolvimento das criações. Assim, a proteína hidrolisada de frango foi criada como um ingrediente alimentar altamente valorizado na indústria.


Esse tipo de proteína é obtido através do processo de hidrólise, que é o processo da quebra das proteínas presentes na carne de frango em moléculas menores, conhecidas como peptídeos. Assim, a partir dessa quebra enzimática, surge o resultado em uma forma mais fácil de absorver e utilizar pelos peixes.


Desse modo, esse processo contribui significativamente para o desenvolvimento do cultivo de peixes. A proteína possui um papel muito importante na nutrição desses animais, já que ela possui a capacidade de fornecimento dos aminoácidos essenciais para o crescimento e o desenvolvimento adequados.


Além disso, os peptídeos presentes na proteína hidrolisada de frango podem ser digeridos de forma mais fácil pelos peixes, ou seja, maior e mais eficiente será a quantidade de nutrientes que eles vão absorver. 


Portanto, a utilização desse tipo de proteína contribui de maneira extraordinária para a melhoria da alimentação dos peixes. Eles ganham mais peso, desenvolvimento muscular e possuem uma saúde geral melhor.


Benefícios para a nutrição dos peixes


Como destacamos anteriormente, a proteína hidrolisada de frango traz um grande benefício para a eficiência da alimentação e nutrição dos peixes da piscicultura. Ela fornece os nutrientes essenciais e benéficos para a saúde dos animais, melhorando o desempenho da produção.


Além disso, existem outros pontos positivos para os peixes que podemos citar. Elencamos os principais, confira!


Digestão e absorção - Um dos primeiros benefícios que vamos apontar é que a proteína oferece maior digestibilidade e absorção dos animais.


Como destacamos anteriormente, o processo de quebra enzimática faz com que as moléculas fiquem menores e mais fáceis para a digestão dos peixes. Assim, eles conseguem absorver em maior quantidade e de forma eficiente, os nutrientes, maximizando a utilização dos alimentos consumidos.


Aminoácidos essenciais - Outro ponto importante desse tipo de proteína é foda dela ser rica em aminoácidos essenciais. Podemos citar, por exemplo, a lisina, a metionina e a arginina. 


Eles são muito benéficos para a criação de peixes, pois colaboram com o crescimento, a reprodução, a saúde e o desenvolvimento muscular dos animais.


Ou seja, a proteína hidrolisada de frango, ao ser incluída na dieta dos peixes, também oferece  acesso a uma fonte concentrada de aminoácidos essenciais


Saúde e imunidade - Entre os principais benefícios desse tipo de proteína, também podemos citar a melhoria da saúde e a imunidade da criação de peixes. Essas substâncias contêm peptídeos bioativos e, por isso, possuem efeitos positivos nesse quesito.


Nesse sentido, a proteína apresenta a capacidade de fortalecer as defesas do organismo contra doenças e infecções


Redução de resíduos e impacto ambiental - As proteínas hidrolisadas são tão impactantes para a nutrição animal, que podem resultar até mesmo na redução do desperdício de alimentos e do impacto ambiental.


Nesse sentido, o que ocorre é que pela facilidade na digestão e absorção dos peixes, eles acabam produzindo menos excreção de nutrientes não utilizados. Assim, isso também pode contribuir bastante para a redução da poluição e da contaminação ambiental.


Palatabilidade e aceitação - Muitas vezes, implementar dietas diferenciadas, mas eficientes, para os peixes pode ser algo complicado. 


A troca de alimentação ou a demora para encontrar algum tipo que seja mais adequado e bem aceito pelos animais pode atrapalhar a produção.


Assim, a proteína hidrolisada de frango pode contribuir para a piscicultura, já que facilita a aceitação e o consumo das dietas. Ela possui um sabor mais atrativo e palatável, fazendo com que eles consumam mais facilmente o alimento. 


Além de ser bastante importante também para animais exigentes, também pode facilitar a ingestão de nutrientes essenciais em períodos de estresse.


Cuidados antes de utilizar esse tipo de proteína


Em qualquer processo da piscicultura, é necessário realizar um bom planejamento para ocorrer tudo da melhor maneira possível. Nesse sentido, a utilização da proteína hidrolisada de frango também deve ser bem avaliada e existem alguns cuidados que devem ser tomados. 


O principal problema é a contaminação da água por excesso de uso do produto. O que pode comprometer de forma crítica a saúde dos peixes.


Com os cuidados que vamos apresentar, a proteína vai ter a capacidade de promover um desenvolvimento saudável e sustentável dos peixes, de forma responsável e saudável para todo o ecossistema aquático. Por isso, separamos os principais pontos que devem ser analisados:


Controle adequado - Em primeiro lugar, vamos dar destaque ao controle correto da quantidade de proteína hidrolisada. A dieta dos peixes deve ser muito equilibrada, sempre levando em consideração como o excesso pode afetar na produção.


Colocar um nível acima do recomendado faz com que ocorra a liberação de resíduos nitrogenados na água, afetando sua qualidade. Por isso, é imprescindível seguir sempre as recomendações que são estabelecidas por especialistas em nutrição animal.


Equilíbrio nutricional - O equilíbrio nutricional com o uso da proteína hidrolisada de frango depende de uma dieta balanceada com outros nutrientes essenciais. Por isso, ela deve ser aplicada com carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais, por exemplo.


Monitoramento da qualidade da água - A qualidade da água é fundamental para o sucesso da produção da piscicultura. Assim, deve-se garantir níveis adequados de oxigênio dissolvido e evitando condições de hipóxia, que prejudicam a saúde e o crescimento dos peixes.


Outras fontes de proteína - O equilíbrio na dieta que destacamos anteriormente, também funciona através da combinação de outras fontes de proteínas. No entanto, vale destacar que também é necessário evitar o excesso na busca de uma composição nutricional mais equilibrada.


Avaliação do desempenho dos peixes - O monitoramento é fundamental para acompanhar a produção da piscicultura e saber se é necessário fazer algum tipo de intervenção. Desse modo, é preciso avaliar indicadores como crescimento, taxa de conversão alimentar e saúde geral.


Com estas informações, você pode garantir um ajuste de quantidade e proporção de proteína na dieta conforme a necessidade avaliada nesse monitoramento.


 



Compartilhe