NOTÍCIA


Tanques suspensos ou escavados: qual é a melhor opção?

Tanques suspensos ou escavados: qual é a melhor opção?
29 de Outubro de 2020
Voltar

O tipo de tanque escolhido para a sua produção de piscicultura vai fazer toda a diferença na hora de realizar a despesca e obter sucesso com a sua produção. Por isso, esta decisão deve ser feita com bastante análise e cuidado para as diferentes características dos peixes ou do seu cultivo, no geral. Nesse sentido, existem diversos fatores que podem alterar o equipamento necessário e cada um deles tem uma melhor adaptação para isto. Sua influência pode influenciar em diversos aspectos, então a Engepesca vai te ajudar a encontrar a solução, afinal qual é a melhor opção: tanques suspensos ou escavados?


Como já destacamos em outras vezes aqui no blog da Engepesca, é muito importante para o seu cultivo, utilizar equipamentos ideais para cada de tipo de produção. Esta variação é influenciada por fatores como o tipo de peixe a ser criado, formato, tamanho e materiais a serem usados na construção do tanque. Mas porque isto é tão relevante? Dentre os destaques, podemos citar a praticidade na hora da venda, já que eles deixam mais práticos a retirada dos peixes. Nesse sentido, também colabora para deixar os peixes menos estressados e com maior qualidade.


Além disso, a redução dos custos é um fator preponderante na escolha do tipo adequado, sejam eles tanques suspensos ou escavados. Desse modo, evitar o acesso e o contato de insetos, animais silvestres, vetores de doenças e infestações e até de predadores. Assim, unidade de produção se torna mais eficiente e produtiva. E, por isso, também temos menos de perdas de mercadoria, já que conseguimos reduzir o nível de mortandade da produção.


Tanques suspensos ou escavados: qual é a melhor opção?


Primeiramente, vamos explicar um pouco melhor a diferença de cada um dos tipos de tanque:


Os tanques suspensos são montados com a estrutura acima do solo. Este tipo de tanque cada vez mais ganha notoriedade na piscicultura, pois ele apresenta vantagens em relação à produtividade e ao manejo. Ele apresenta como grande destaque o fato de que é capaz de comportar mais organismos que outros modelos. Além disso, ele pode ser considerado relativamente fácil de ser instalado, no entanto, ele apresenta um investimento inicial elevado, podendo atrapalhar os planos dos piscicultores. Ele apresenta uma estrutura com sistema hidráulico próprio, fazendo o consumo de água ser moderado e evitando que ela entre em contato com outras substâncias.


Dentre seus principais benefícios destacamos o menor risco à saúde da criação. Como falamos anteriormente, sua estrutura evita que possíveis elementos contaminantes entrem em contato com a água. A partir disto, pode-se evitar riscos sanitários e garantir maior segurança tanto para os consumidores, quanto aos colaboradores e elevar a qualidade do produto final. Além disso, a montagem rápida e eficiente contribui para sua implementação, mesmo que exija trabalhadores mais qualificados. No entanto, não deixar de ser mais simplificado, pois não é necessária a escavação do tanque.


Mesmo que o valor final dele possa ser mais elevado que outros modelos, o seu custo-benefício acaba compensando. Isto ocorre porque, por ser suspenso, o manejo da criação é facilitado e também a visualização do confinamento, deixando mais fácil controlar a qualidade e temperatura.


Já os tanques escavados são reservatórios construídos no solo e que necessitam de uma cobertura impermeabilizante. Também são de fácil instalação, mas necessitam de um projeto de escavação para onde ele será implementado. Além disso, é preciso de profissionais com conhecimento técnico, para detectar se ele será capaz de reproduzir o ambiente natural dos organismos aquáticos. O sistema hidráulico dele é relativamente simples, podendo ser feito com concreto ou vala com conexão de tubo PVC, para condução da água. Dessa forma, pode-se realizar o escoamento da sujeira decantada no interior do tanque com materiais específicos, mas de fácil acesso, como é o caso de um cotovelo articulado. Já o fornecimento deve ser proveniente de e nascentes, cursos d’água, canais de irrigação ou açude, por exemplo.


Um dos principais benefícios é sua alta durabilidade. Com a utilização de geomembrana, ele fica preservado por mais tempo em relação a outros reservatórios, principalmente por ser mais robusto, já que é escavado. Com isto ele também apresenta resistência grande para lidar com as variações térmicas e intempéries do clima. Outra característica positiva é a fácil manutenção deste tipo de tanque. Além da localização facilitada, a geomembrana pode ser facilmente recuperada, seja para rasgos ou furos, por exemplo. Por último, caso seja instalado de forma correta, um dos grandes benefícios é a reprodução do ambiente natural dos peixes. Assim, melhora a qualidade da produção, principalmente para os tipos de peixes mais difíceis de controlar.


Enfim, como nós da Engepesca falamos antes, existem benefícios para cada um dos dois tipos, seja para os tanques suspensos ou escavados. A escolha e a melhor opção vão depender de qual é a sua necessidade e também do tipo de projeto que você pretende elaborar para o seu cultivo. Nesse sentido, tanques suspensos valem mais para aqueles que procuram maior custo-benefício, mesmo que o investimento inicial com capacitação dos profissionais e aquisição sejam mais altos. Além disso, ele é ideal para obter a melhor qualidade durante o manejo da sua criação, já que é eficaz para o desenvolvimento de alevinos ou para qualquer etapa do ciclo de crescimento dos seus peixes.


No entanto, se você quer economizar dinheiro com instalação e manutenção, o tanque escavado garante isto como característica. Como são mais robustos e mais práticos para o próprio produtor trabalhar nele, é possível montar de maneira adequada e econômica. Outro ponto positivo é a qualidade de vários tipos de peixes, já que é possível realizar o seu projeto oferecendo um ambiente mais próximo ao natural para os organismos.


 



Compartilhe