7 dicas para aumentar a durabilidade dos equipamentos de piscicultura
Manter os equipamentos de piscicultura em pleno funcionamento e maximizar a eficiência da produção é muito importante para os produtores. Além de melhorar o rendimento, também contribui na saúde dos cultivos.
No entanto, é preciso garantir que estes equipamentos estejam em boas condições de uso e sejam de alto padrão.
Desse modo, é possível garantir uma produção segura e de qualidade. Uma boa infraestrutura que integra equipamentos de ponta é extremamente necessária para que as atividades se tornem mais práticas e sem riscos aparentes.
Além disso, realizar a manutenção periódica e preventiva é fundamental e significa investir em economia a longo prazo.
Ou seja, os equipamentos apresentarão menos desgaste e terão uma vida útil mais prolongada. Desse modo, o investimento realizado na compra dos produtos retornará em forma de eficiência e produtividade no cultivo.
Bons equipamentos com manutenção preventiva desgastam menos e necessitam de menos reparos durante a utilização no dia a dia.
Investir em bons equipamentos e trabalhar na sua manutenção é garantir o sucesso do seu empreendimento e também se mostrar como um grande competidor no mercado da piscicultura.
Vale destacar que todo maquinário, não importa em qual setor é utilizado, sofre desgastes conforme o passar do tempo.
No entanto, não é normal que falhas sejam frequentes e que apareça a necessidade de substituí-los após pouco tempo de uso.
Por isso, é necessário melhorar o desempenho dos equipamentos de piscicultura, aumentando a durabilidade. Uma boa manutenção é necessária, mas existem processos que podem facilitar no aumento da vida útil deles.
Separamos sete dicas para te ajudar a aumentar a vida útil de seus equipamentos:
7 dicas para aumentar a durabilidade dos equipamentos de piscicultura
Plano de manutenção - Prevenir é muito melhor do que remediar. E isto vale para os equipamentos de piscicultura.
Por isso, criar um planejamento de manutenção é uma parte essencial para aumentar a durabilidade das ferramentas e maquinários.
O plano de manutenção é um conjunto de ações estratégicas que torna a rotina da manutenção mais eficiente e produtiva. Tudo isso facilita no objetivo de prolongar a vida útil dos aparelhos, além de reduzir o desperdício de recursos.
Dependendo do equipamento, como é o caso dos tanques-rede, por exemplo, é possível estabelecer revisões com maior frequência, para evitar desgastes.
Outras ferramentas que sofrem menos com as ações de tempo e de uso, podem ser colocadas mais para o fim da lista de prioridades.
Assim, com o plano estabelecido, é possível garantir que as manutenções ocorrerão sempre em períodos de inatividade da maioria dos equipamentos, não prejudicando a produção de piscicultura e carcinicultura.
Monitoramento - É fundamental para aumentar a durabilidade dos equipamentos de piscicultura realizar o acompanhamento constante da degradação destes.
Ou seja, para estender a vida útil do maquinário e outras ferramentas é necessário conhecer a situação atual deles e como está a tendência de desgaste.
Existem diversos aspectos e parâmetros que devem ser considerados, por isso, vale considerar o manual de uso para saber quais são os fundamentais para melhorar a saúde do equipamento e o que pode aumentar tendências de falhas.
Assim, fazendo o acompanhamento dos equipamentos utilizados na piscicultura você consegue detectar sintomas que podem vir a ser problemas maiores.
A partir disso, pode implementar manutenções que evitarão estes defeitos antes que eles quebrem ou fiquem inutilizados.
Tecnologia a seu favor - A inovação tecnológica é uma aliada dos produtores de peixe. A piscicultura 4.0 é uma tendência mundial e a sua aplicação também é fundamental para a manutenção dos equipamentos.
Atualmente, existem softwares de gestão da manutenção, que fazem a coleta de dados em tempo real.
Além disso, eles analisam os indicadores, automatizam os processos e oferecem diagnósticos precisos.
Todo este relatório facilita na hora de tomar decisões sobre prioridades de manutenção e também torna mais eficiente todo este processo.
Condições do ambiente - O ambiente é um dos grandes influenciadores sobre o uso e os desgastes dos equipamentos de piscicultura. Alguns aparelhos tendem a resistir a ambientes mais intensos e agressivos, outros são mais frágeis e exigem mais medidas de proteção.
Isto pode variar bastante, principalmente com a variedade de produtos para piscicultura. Dispositivos eletrônicos, por exemplo, exigem cuidados especiais, com maior controle de umidade e temperatura.
Por isso, é essencial consultar os manuais de trabalhos dos equipamentos e incluir as características do ambiente no plano de manutenção. A partir disso, você pode buscar ferramentas e métodos que busquem tornar o ambiente mais compatível àquele contido nas especificações.
Limpeza - Ficar atento à limpeza é fundamental para a piscicultura como um todo. Além de garantir a saúde da sua produção de peixes, ela também protege o maquinário utilizado na criação.
A limpeza periódica de todos os aparelhos elimina resíduos e sujeiras que se acumularem, podem atrapalhar o desempenho dos produtos.
Além disso, lembre-se sempre de fazer o descarte correto dos resíduos, para garantir a sustentabilidade do seu empreendimento e não impactar o meio ambiente.
Momento certo de trocar o equipamento - Maximizar a durabilidade e a vida útil dos equipamentos é muito importante para o sucesso da piscicultura. No entanto, nenhuma máquina ou ferramenta pode durar para sempre.
Nesse sentido, os criadores devem respeitar o limite de tempo de vida útil de cada equipamento. Insistir no uso de máquinas comprometidas pode impactar negativamente a produtividade, gerando falhas e atrasos nos processos.
Isto ocorre porque os problemas tendem a surgir mais e com maior frequência, necessitando de paradas e manutenções e atrasando o cultivo da piscicultura.
Mantenha a mão de obra qualificada - Ferramentas e tecnologia de alto padrão não resolvem todos os problemas de durabilidade dos equipamentos de piscicultura sozinhos.
Ou seja, deve-se levar em consideração treinamentos e cursos aos responsáveis pela manutenção ou então realizar a terceirização deste tipo de serviços.
Assim, você tem a garantia de que os profissionais vão cuidar das ferramentas e maquinários da forma correta e saber lidar com todo tipo de situação.
Tudo isso prolonga a vida útil dos ativos e, consequentemente, garante a produtividade e a lucratividade da produção.
Compartilhe