NOTÍCIA


Como é feito o cultivo de ostras

Como é feito o cultivo de ostras
02 de Maio de 2022
Voltar

O cultivo de ostras é um dos ramos da maricultura com grande potencial de crescimento econômico e produtivo. Cada vez mais a população brasileira se interessa pelas ostras incluídas em cardápios de restaurantes, principalmente nos estabelecimentos comerciais situados em regiões litorâneas. 


Também se tornou muito popular pela versatilidade de sua aplicação em receitas caseiras.


Além disso, se tornou uma grande oportunidade de negócio, sendo possível criá-las em cativeiro, comercializá-las e obter um bom rendimento financeiro. Com o aumento do interesse dos consumidores pelas ostras, a atividade teve um crescimento considerável nos últimos dez anos.


Atualmente, a China é o país que mais produz ostras no mundo, com 83% da produção. O Brasil demorou para ingressar no ramo da maricultura, mas vem colhendo bons resultados desse desenvolvimento. 


Atualmente é um mercado a ser explorado e perfeito para quem deseja investir na área de alimentação.


No Brasil, que ocupa o 17º lugar produtor mundial de ostras, o estado de Santa Catarina é o estado que mais produz ostras e ocupa a segunda posição na América Latina. 


Segundo a Secretaria da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural de SC, a produção catarinense de ostras em 2018 foi de 2.205 toneladas, com a atuação direta de 111 maricultores e um valor total estimado em R$19,1 milhões.


Existem alguns passos importantes para serem seguidos e começar o cultivo de ostras. Como eles serão colocados em um espaço fora do habitat natural, existe a necessidade de construir uma estrutura para garantir que elas sobrevivam. 


Além disso, com os passos corretos, você pode ter certeza de que sua produção será lucrativa e com qualidade.


 


Como é feito o cultivo de ostras


 


Localização:


Para qualquer tipo de produção na aquicultura, você deve ter em mente a localização em que deseja iniciar. Nesse sentido, para o seu cultivo de ostras, é muito importante observar as condições em que elas melhor se adaptam.


Se a sua produção for montada em uma região litorânea, é possível fazer a delimitação de áreas na própria costa do mar. Desse modo, você consegue monitorar o desenvolvimento dos frutos do mar. No entanto, vale destacar que para fazer esse tipo de interferência, é preciso ter as autorizações legais.


Exigências Legais:


Como destacamos anteriormente, para trabalhar em uma localização próxima ao mar, é preciso ter as autorizações legais. Além disso, esses requerimentos também se encaixam em outros quesitos para realizar o seu cultivo de ostras. Caso isso não seja feito, a sua produção pode ser interditada.


Primeiramente, deve-se ir até a Junta Comercial da cidade para solicitar a abertura do negócio, levando todos os seus documentos pessoais. Depois desse processo realizado, é preciso fazer o pedido de Alvará de Funcionamento, a Licença Ambiental e a Licença Sanitária na prefeitura da sua cidade.


Também é necessário recorrer ao IBAMA para obter a permissão para o cultivo de moluscos. Por último, você deve registrar-se no setor portuário como aquicultor e pedir a cessão de uso do espaço aquático para os casos de criação instalada nas costas litorâneas. 


Todas as autorizações são concedidas depois da fiscalização de todos os órgãos reguladores da atividade.


Estrutura:


Com a localização definida e todos os trâmites legais concluídos, chegou à parte de montar o seu cultivo de ostras. Esse momento se divide, basicamente, em duas partes. A primeira é a construção do lago artificial ou o mar para o desenvolvimento dos animais.


Aqui, é necessário delimitar um espaço na costa do mar, com pelo menos 50m² para inserir as matrizes das ostras e administrar o crescimento delas. O ideal é utilizar redes especiais, desse modo você tem a garantia de estar fazendo o procedimento com maior segurança e precisão.


A segunda, é a construção de uma área específica para realizar o tratamento das ostras, onde ocorrerá a seleção e a limpeza do produto, deixando pronto para a comercialização. 


Nessa estrutura, o ideal é montar um estabelecimento com no mínimo 35m². Também deve-se equipar apropriadamente com cozinha e caixas com água para manter as ostras frescas.


Matéria-Prima:


Depois de tudo organizado, você precisa do principal para o seu cultivo de ostras, que são as matérias-primas, ou seja, as matrizes de moluscos. Assim, o produtor deve comprar a semente de ostra, dando preferência para o tipo japonês e as espécies nativas do Brasil, que podem ser encontradas em abundância nos criadouros do sul do país.


Em geral, as sementes de ostras são compradas em “travesseiros”, que podem ser compostas por mais de seis mil unidades. O ideal é que essa aquisição ocorra no período da primavera quando acontece a desova dos animais.


Equipamentos:


Para facilitar o seu trabalho e tornar a produção mais eficiente, você deve contar com equipamentos especiais para o cultivo de ostras. Os principais são: poitas, cabos long-line, flutuadores, lanterna berçário, lanterna intermediária, lanterna definitiva, balsa flutuante, embarcação, bomba hidrolavadora e caixas plásticas.


 


Produtos Engepesca


 


A Engepesca foi fundada em 1986, com o objetivo de projetar e construir redes de primeira linha. Com o apoio de parceiros e consultando os produtores diretamente da ponta, evoluímos e expandimos nossos produtos para atender todas as necessidades do ramo da aquicultura.


Também somos uma empresa pioneira na comercialização e distribuição de travesseiros para ostras desde 1998. O cultivo de ostras é uma atividade muito rentável e que pode ser facilmente iniciada no Brasil, já que o mercado não é tão competitivo.


Os travesseiros para cultivo de ostras são recomendados para regiões de mangue com grandes variações de marés e em áreas rasas. Eles ficam fixos horizontalmente a mesas feitas de vergalhões de aço ou madeira. 


Já as mesas devem ser instaladas nas margens e posicionadas numa profundidade que permaneçam submersas e só fiquem fora da água nas marés grandes ou de lua, quando se fará o manejo. As ostras submersas filtram 24 horas por dia e crescem mais.


Oferecemos em diversas medidas e não é preciso galvanizar durante 5 anos. Uma mesa de 3m de comprimento suporta sete travesseiros ou 1400 ostras.


Também temos à disposição dos produtores a Rede Tubular para Cultivo de Marisco e Algas, com tamanho de malha 35mm. Nossos produtos são garantia de qualidade e eficiência para a sua produção.



Compartilhe