Tilápia: pesquisadores descobrem na composição creatina, taurina e glutamato
A tilápia é um dos carro-chefe da piscicultura brasileira. De acordo com dados do Anuário Peixe BR 2022, realizado pela Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), a produção teve no ano de 2021 um crescimento de 4,7%.
Em relação ao ano de 2020, a tilápia saiu das 802,930 toneladas para 841,005 toneladas. De acordo com a Peixe BR, o crescimento acumula 45% de aumento desde 2014. A espécie encontra-se presente em todas as regiões do Brasil, com maior ou menor relevância dependendo do estado.
Desse modo, a tilápia manteve um bom desempenho no setor da piscicultura do Brasil, representando 65,3% da produção de peixes de cultivo no Brasil. Conforme consta do Anuário, no ano passado foram produzidas 534.005 toneladas no País, com aumento de 9,8% sobre o desempenho do ano anterior (486.155 t).
Com relação aos estados, a região sul lidera de longe a produção de tilápia. A espécie representa 86% de todos os peixes de cultivo nos estados do sul, chegando ao total de 231.900 t nos três estados sulistas: cerca de 43,4% da produção nacional.
Tanto o crescimento da produção da tilápia quanto do consumo desse tipo de peixe, se explicam por diversas razões. A tilápia é um típico peixe de água doce, mas algumas de suas espécies podem se adaptar facilmente em diferentes salinidades. Ou seja, ela também pode ser cultivada além da água doce, em água salobra e marinha.
Esse tipo de peixe também é mais resistente às intempéries da produção, como clima, doenças, entre outros.
Além disso, ela é bastante rentável, já que precisa de pouco espaço e consegue se reproduzir rapidamente em um curto espaço de tempo. Para o consumidor, a carne é muito saborosa, com poucos espinhos e também é possível ser consumida em filetes grandes e carnudos.
Os benefícios da tilápia para a saúde
Além de todas as facilidades para a produção de peixes e também de ser bastante atrativa para o público consumidor, a tilápia também apresenta grandes benefícios para a saúde. Como sabemos, os peixes em geral possuem grandes vantagens nutricionais e fazem muito bem para o corpo.
A tilápia é um peixe rico em proteínas com pouca gordura, diferente de outras fontes mais comuns do macronutriente, como a carne bovina e o frango. Além disso, quando ela é comparada com outros peixes, se destaca como uma das mais ricas nesse nutriente.
Como ela possui um valor calórico bastante baixo, dentro de uma alimentação equilibrada, pode ser consumida ao ponto de acelerar o nosso gasto energético e contribuir para a redução de peso. Além disso, a tilápia também é um tipo de peixe facilmente digerido, o que faz dela um prato ideal para ser consumido nas altas temperaturas da primavera e verão brasileiros.
Também possui outros benefícios, como quantidade significativa de ômega-3, gordura boa que diminui o risco de doenças cardíacas e cardiovasculares, reduz os processos inflamatórios, ajuda no desenvolvimento cerebral e regeneração de suas células.
Também é uma fonte rica de outros ácidos graxos insaturados, como selênio, fósforo, potássio, niacina, vitamina B6 e vitamina B12.
Nutricionalmente falando, são alimentos completos, já que também possuem minerais, como cálcio, iodo e cobalto, junto com vitaminas A e D.
Esses micronutrientes trazem vários benefícios, como: contribuição para a boa visão, auxilia no desenvolvimento do feto, é importante para os processos de formação da pele, manutenção do tecido ósseo, melhora do funcionamento do sistema imunológico, entre outros.
Recentemente, foram descobertos outros elementos na tilápia brasileira, que também são impactantes para a saúde do consumidor.
Ao solicitar uma pesquisa sobre indicadores de estresse na tilápia, uma empresa produtora de peixes do Paraná recebeu informações extremamente interessantes vindas de uma Universidade na Noruega.
As análises indicaram a presença de alguns padrões nutricionais inesperados. Os pesquisadores descobriram componentes como a taurina, importante antioxidante e que auxilia na regulação do colesterol.
Além disso, foi encontrada em sua composição a creatina, que auxilia na recuperação muscular de hipertrofia e também glutamato, que é fortemente ligado ao umami, considerado o quinto e mais prazeroso sabor.
Vale ainda destacar que muitos desses componentes são procurados por esportistas na busca por suplementação. Ou seja, um alimento saudável e natural vindo da piscicultura, possui todos os nutrientes necessários para atletas que querem se fortalecer.
Compartilhe