NOTÍCIA


A importância da rede antipássaro na piscicultura

A importância da rede antipássaro na piscicultura
26 de Agosto de 2022
Voltar

A rede antipássaro é um dos grandes aliados das pessoas que trabalham com piscicultura. Na realidade, existem diversos problemas que podem ocorrer com os produtores de peixes em cativeiros. Ainda mais se considerarmos os ataques de predadores.


Na realidade, a rede antipássaro pode ser instalada em qualquer ambiente. Ela é comumente utilizada em cobertura de tanques e lagos, fechamento de aviários, galpões industriais, armazenamento de grãos, lavouras e também em residências.


No caso de residências, a tela de proteção pode ser usada para prevenir infestações, já que aves procuram locais altos para fazer seus ninhos. 


Por exemplo, podemos citar o seu uso em caixas de ar-condicionado, espaços entre forrações e beirais largos de janelas e sacadas.


Basicamente, a rede antipássaro é uma malha feita de fios entrelaçados com espaços regulares. Geralmente fabricada em cordas de polietileno, elas devem ser resistentes tanto aos predadores, quanto aos efeitos do tempo.


A importância da rede antipássaro na piscicultura


Então, qual a real importância da rede antipássaro para a piscicultura? Como destacamos anteriormente, ela é a maneira mais eficaz de evitar que morcegos e outros pássaros entrem em tanques de criação de peixes e galpões industriais, como exemplos.


Na realidade, o equipamento é muito utilizado não só para a criação de peixes, mas em diversos ramos da aquicultura e também da carcinicultura. Essa proteção ajuda a reduzir perdas de peixes causados por animais predadores.


Ou seja, os peixes fazem parte da cadeia alimentar de vários seres e, por isso, os criadores precisam encontrar formas de proteger suas produções


Os intrusos aparecem de todos os lados, eles vêm voando, andando e nadando para atacar tanques e viveiros. 


Existem diversas formas de tornar as criações mais seguras e o uso da rede antipássaro é, com toda a certeza, a melhor opção para esses casos.


Além disso, é importante destacar que esse tipo de equipamento não causa danos ao meio ambiente, como ocorre com outros tipos de tentativa de proteção. 


Cada vez mais é fundamental que os produtores trabalhem pensando em sustentabilidade, pois isso é benéfico para o meio ambiente e também está se tornando uma exigência do mercado da piscicultura.


Outra vantagem é que, mesmo que seja gasto um valor a mais para a utilização das redes de proteção, o custo-benefício é extremamente elevado. 


Outros pontos que evidenciam isso é a alta durabilidade do material, muito mais econômica que as telas metálicas, além de possuir fácil instalação e não provocar danos às criações.


Desse modo, como a rede antipássaro evita a perda de peixes, o valor acaba se pagando nesse sentido. Assim, os piscicultores também otimizam a mão de obra no manuseio dos pescados, conseguem melhorar a produtividade e, consequentemente, os lucros.


Além disso, ao evitar contato com outros tipos de animais, também reflete no manejo sanitário da criação, já que eles não propagarão algum tipo de doença para a criação de peixes.


Qual material devo escolher?


Em primeiro lugar, para que você possa escolher a melhor rede antipássaro, deve garantir que o fabricante trabalhe com cordas de polietileno certificadas. Assim, você parte do princípio de que estas serão de um material de qualidade e resistente.


Como destacamos antes, as melhores redes são produzidas em polietileno e ainda devem receber tratamento Anti-UV. Outras contam com aditivo antioxidante, que retarda o desgaste da rede. Também deve ser levado em consideração a resistência delas em relação ao clima e intempéries do tempo.


Os três tipos principais de redes encontrados no mercado são:


Extrudadas: Possuem como vantagem a durabilidade em comparação às suas outras redes tecidas. Elas são fabricadas a partir de um único “fio” e resistem mais tempo ao sol. Em geral, são escolhidas para aplicações temporárias (culturas sazonais), pois existe a facilidade de recuperar e reutilizar até ao ano seguinte.


Tecidas sem nós: Tipo de rede/malha mais leve e bastante econômica. Também permite cobrir áreas maiores em menos tempo.


Tecidas com nós: Produzido criando uma corda de polietileno muito resistente, e depois tecendo esta corda com nós para criar a estrutura. Elas ainda são impostas a um processo de tensão, dentro de uma autoclave, com vapor a altas temperaturas, que assegura o nó. Ou seja, são extremamente resistentes e aguentam bastante tensionamento.


No entanto, é sempre importante escolher um local de confiança para adquirir a rede antipássaro para a sua criação de peixes. Com um fornecedor confiável, você vai ter a garantia de estar adquirindo um produto de alta qualidade, com bastante resistência e durabilidade.


Além disso, pode escolher alguém que também forneça material adequado para sua instalação. Nesse sentido, ao escolher o fabricante ideal, você também conta com as diferentes opções de tamanho da rede, assim como o da malha, de acordo com as suas necessidades.


Produtos de alto padrão com a Engepesca


A Engepesca, ao longo dos seus 36 anos de existência, se especializou em oferecer os melhores equipamentos para a piscicultura, carcinicultura e maricultura. Nosso objetivo sempre foi trazer o melhor para os produtores, entendendo as reais necessidades de cada criação.


Nossa rede antipássaro é de última geração, sendo extremamente efetiva tanto para a piscicultura, quanto para a carcinicultura. Ela protege os camarões e alevinos contra-ataque de pássaros, morcegos, libélulas e outros predadores.


Além disso, possui alta resistência à exposição solar e às diversas condições climáticas do Brasil. Para atender todos os tipos de cultivos, oferecemos malhas de 30mm e 60mm, em fios de polietileno com tratamento Anti-UV.


Proteja o seu cultivo! Com a Engepesca é garantia de qualidade e sucesso na sua produção.


 



Compartilhe