NOTÍCIA


Qual é a diferença entre piscicultura e avicultura?

Qual é a diferença entre piscicultura e avicultura?
25 de Julho de 2022
Voltar

A produção animal sempre foi um dos setores que mais movimentou a economia brasileira. A piscicultura, criação de peixes em cativeiro, vem crescendo consideravelmente e se tornando um dos destaques do mercado.


Pouco trabalhada durante as últimas décadas, podemos observar o seu crescimento a partir dos anos 70, mas de forma lenta e gradual. Com os recentes investimentos em tecnologia e novas ferramentas, a partir da década de 90 notou-se um crescimento considerável da piscicultura.


Atualmente, a piscicultura gera cerca de 3 milhões de empregos diretos e indiretos. Conforme dados da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), o Brasil é o quarto maior produtor mundial de tilápia, espécie que representa 63,5% da produção do país.


Já a avicultura dedica-se à criação de aves para produção de alimentos, em especial carne e ovos. Em muito menor escala, também são criadas aves como perus, patos, gansos, codornas e avestruzes.


No Brasil, esse modelo de negócio está bastante estabilizado, já que o desenvolvimento dessa atividade ocorreu a partir do final da década de 1950.


Afinal, qual é a diferença entre piscicultura e avicultura? Para além dos tipos de animais criados, separamos os principais pontos dos dois modelos de criação para você entender melhor. Fique ligado!


 


Sobre a piscicultura


A piscicultura é um dos principais ramos que estão embaixo do "guarda-chuva" da aquicultura. Explicando: a aquicultura é o ramo da Zootecnia que estuda a produção racional de organismos aquáticos, como peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios, répteis e plantas aquáticas para uso do homem.


Desse modo, a piscicultura trabalha, principalmente, com o cultivo de peixes em cativeiro. Essa é uma das modalidades que mais crescem no Brasil e também está movimentando uma parte importante da economia do mercado no Brasil atualmente.


Isso se explica bastante pela grande extensão litorânea do país, que facilita a produção local e criação de novas criações de peixes em cativeiro. Registros históricos apontam que a piscicultura é praticada há mais de 6 mil anos, com origens na China, onde é atualmente o maior produtor mundial, e no Egito, onde se cultivam as tilápias do Nilo.


Na pisciculturacriação dos peixes é monitorada, as espécies são totalmente controladas, desde o início da vida até o momento em que atingem a condição ideal para consumo, com o uso de ferramentas, substâncias específicas e acompanhamento periódico para estimular o crescimento saudável dos animais.


A infraestrutura das criações de peixes em cativeiro dependem da escolha do local a ser desenvolvido o projeto. A piscicultura pode ser feita em diferentes lugares como mar, represas, lagos, lagos artificiais, tanques de redes, tanques comuns, barragens ou viveiros. As duas principais alternativas para trabalhar são a construção de um lago artificial ou viveiro.


Também existem diversas questões que podem influenciar, como quantidade e qualidade, o solo, a topografia do terreno e os fatores climáticos.


Outro ponto importante para se considerar são as espécies a serem cultivadas. Determinadas espécies de peixes apresentam características favoráveis para a criação em cativeiro, mas é preciso também estar conectado com o gosto dos consumidores.


Sobre a Avicultura


A avicultura no Brasil começou a ser trabalhada de forma comercial na década de 1960. Nesse início, o peso para abate era de 2,5 kg em média de seis meses e, atualmente, os frangos de corte são abatidos em cerca de 40 dias de idade, com peso médio por volta de 2,8 quilos.


Basicamente, a avicultura é a criação de aves visando a produção de alimentos, principalmente carne e ovos. O frango se destaca entre as principais espécies criadas, porém também se estende a perus, patos, gansos, codornas e avestruzes. Esta atividade se divide em áreas, entre as principais estão a Avicultura de corte e postura.


Assim, a avicultura de corte destina-se à criação de aves até que atinja o seu peso de abate. Após isso, a carne é processada e comercializada.


Já o modelo de avicultura de postura trabalha com a criação de aves visando a obtenção de ovos, onde as aves são geralmente conhecidas como poedeiras. A produção destes ovos pode ser visando o consumo ou a reprodução.


No último ano, o Brasil se tornou o país a ocupar a terceira posição na produção de carne de frango e é o maior exportador da commodity no planeta.


Os altos índices de crescimento se explicam pela disponibilidade de território para a produção de grãos base da alimentação dos animais, a modernização e organização do setor no chamado sistema de integração vertical e a posição de único país entre os grandes produtores que é livre das principais doenças avícolas, como Influenza Aviária e doença de Newcastle.


Atualmente, o Brasil ocupa grande destaque na exportação de aves, com os principais destinos da produção marcados pela Ásia, África e União Europeia. O maior produtor de carne de frango no Brasil é o Paraná, responsável por cerca de 35% de toda a carne de frango produzida no Brasil.


Também é importante ressaltar que a avicultura trabalha com produção de ovos e no Brasil, os números chegaram aos 47,2 bilhões de unidades, em 2020. Isto representa um acréscimo de 1,5% comparado ao ano anterior.



Compartilhe