A importância de usar as telas de alta precisão na aquicultura/piscicultura
As telas de alta precisão fazem parte tanto da aquicultura, quanto da piscicultura. Nesse sentido, existem diversos equipamentos, ferramentas e materiais que são utilizados para melhorar o padrão das criações.
Seja para o uso na criação e comércio de peixes, ou para fazer o mesmo com crustáceos, mariscos, plantas aquáticas e moluscos. Até mesmo na maricultura, que é um outro segmento da aquicultura, você vai encontrar ferramentas específicas para melhorar a produção.
No entanto, algo em comum em todos estes cenários de produção é o uso das telas de alta precisão. Em diversas situações é necessário recorrer a estes itens.
Basicamente, as telas de alta precisão servem para recobrir superfícies escavadas, bem como para criar áreas para a produção de certos organismos aquáticos. Além disso, também podem oferecer proteção a criação de peixes e outros tipos de aquicultura.
Pensando nisso, vamos abordar um pouco mais sobre a funcionalidade das telas de alta precisão e sua importância para a aquicultura. Confira!
Uso das telas de alta precisão e os seus tipos
Tanque-rede - O tanque-rede é uma das principais utilizações das telas de alta precisão na aquicultura. Essas estruturas são utilizadas na criação de organismos aquáticos e, geralmente, são confeccionados em rede ou tela revestida, com malhas de diferentes tamanhos e materiais construtivos.
Desse modo, permitem a passagem de um elevado fluxo de água, responsável pela manutenção da qualidade do ambiente e pelo afastamento e diluição dos dejetos dos peixes. Ou seja, ele é desenvolvido para conter os animais aquáticos que o aquicultor deseja produzir.
A principal vantagem desse modelo de criação da aquicultura é o alojamento dos animais em condições protegidas do ataque de predadores e competidores e com o fornecimento de água e alimento de boa qualidade.
Os tanques-rede podem ser classificados conforme o volume e forma construtiva, sendo que os considerados grandes, apresentam volume maior do que 108m³.
O uso de telas feitas de material flexível facilita o manejo, mas são suscetíveis à ruptura e ao corte, o que impede seu uso em locais onde existam predadores. Por isso, deve-se usar telas de alta precisão metálicas, resistentes às investidas dos predadores.
Nesse sentido, as telas podem ser rígidas (como a tela de moeda) e as semi flexíveis, confeccionadas com fios de arame de aço inoxidável ou de aço-carbono galvanizado a fogo ou coberto com liga bimetálica à base de zinco e alumínio, cobertos ou não com PVC de alta aderência, polipropileno, poliamida ou polietileno.
Proteção antipássaro - As telas feitas para proteção antipássaro e outros predadores são eficazes contra a ação de morcegos e outros pássaros entrem em tanques de criação de peixes e galpões industriais, como exemplos.
Esse equipamento é bastante utilizado para proteger os mais diversos ramos da aquicultura e da carcinicultura. O método colabora na redução de perdas da produção, causadas por animais predadores.
Elas possuem custo-benefício elevado, já que você não perde itens da sua produção, além de possuir alta durabilidade e eficiência na proteção das criações. Também vale destacar que as telas de alta precisão não causam danos ao meio ambiente, como ocorre com outros tipos de tentativa de proteção.
Além do ataque de predadores, também evita a disseminação de doenças por contato com outras espécies, facilitando o trabalho do manejo sanitário e garantindo a qualidade da criação de peixes e outros elementos da aquicultura.
Agora, abordando sobre os principais tipos de telas de alta precisão, temos três materiais que são mais comuns na construção desse equipamento:
Tela Galvanizada - Possui malhas pequenas. Geralmente é utilizada em aviários, mas também pode ser aproveitada para cercamentos em geral.
Tela Plastificada - Este tipo de tela também possui malhas e pequenas e é muito mais comum de ser utilizada em tanques-rede para piscicultura. Além disso, pode atender também serviços de jardinagem e cercamentos em geral.
Tela Inox - São telas especiais de malha pequena, utilizadas para criações. Pode ser aproveitada em tanques-rede para piscicultura, aviários e cercamentos em geral.
A maior parte destas telas são confeccionadas em máquinas totalmente automatizadas e fornecidas em rolos ou kit-tela para tanque-rede, no caso da aquicultura.
Alta precisão e qualidade com a Engepesca
Com mais de 30 anos de experiência, a Engepesca se orgulha de ser uma empresa pioneira na fabricação de redes para a aquicultura no Brasil.
Desde a fundação, nosso objetivo foi projetar e construir redes de primeira linha. Fizemos isso em conjunto com os trabalhadores da ponta, entendendo suas reais necessidades e construindo nossos produtos a partir disso.
Assim, demonstramos nosso comprometimento com a qualidade e a responsabilidade técnica sobre os seus produtos, projetos e serviços, fazendo sucesso em todos os estados do Brasil e no exterior.
Entre nossos produtos, também trabalhamos com a fabricação de telas de alta precisão, que seguem uma padronização extremamente precisa, em mícrons, do diâmetro dos filamentos, abertura de malhas e constância na maciez da superfície do tecido.
Oferecemos a possibilidade de fornecimento para fabricação de filtros de 300 e 500 micras e outras malhas podem ser consultadas com a Engepesca.
Também trabalhamos com telas de PEAD (polietileno de alta densidade) na malha 9mm e 15mm. Muito utilizada para comportar camarões e proteções/divisões.
Além destas telas, fornecemos também a malha BOP de 19mm x 19mm (malha quadrada) para confecção de coberturas para tanques rede.
Compartilhe